A LINGUAGEM CORPORAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

Autores/as

  • Vânia Rodrigues

Palabras clave:

cinésica, comunicação não-verbal, paralinguagem, proxêmica.

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar aspectos relacionados à linguagem corporal do professor como elemento facilitador no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), tais como: a cinésica, a comunicação não-verbal, a paralinguagem e a proxêmica. A partir dos conceitos apresentados, discutiremos a necessidade da conscientização do professor como mantenedor de um monitoramento dos sinais que ele emite aos seus alunos por meio da sua gesticulação em sala de aula, facilitando assim o processo de interação entre eles e o professor de LE.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA FILHO, J.C.P. Lingüística Aplicada, Ensino de Línguas e Comunicação. Campinas: Pontes/Arte Língua, 2005.
ARGYLE, M. Bodily communication. London, Metheuen, 1978.
BIRDWHISTELL, R. Kinesics and contexts: essays on body motion communication. UPP, 1970.
BROWN, H.D. Principles of Language Learning and Teaching. New York: Addison Wesley, Longman Inc., 2000.
FAST, J. A linguagem do corpo. Trad. de Cristina Rocha. São Paulo, Nobel, 1999.
KNAPP, M. & HALL, J. Nonverbal Communication in Human Interaction. Thomson Wadsworth, Canada, 6th edition, 2006.
LYONS, J. Lingua(gem) e Lingüística. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1981.
PEASE, A. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Tradução: Pedro Jorgensen Junior. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
RECTOR, M.; TRINTA, A. A Comunicação não-verbal: a gestualidade brasileira. Vozes, 1985.
RICHARDS, J.C., PLATT, JOHN, Longman Dictionary of Language Teaching & Applied Linguistics. Longman, 1985.
WEIL, P. & TOMPAKOW, R. O Corpo Fala: a linguagem silenciosa da comunicação nãoverbal. Vozes,1986.
WIDDOWSON, H.G. O Ensino de Línguas Para a Comunicação. Tradução: José Carlos P. de Almeida Filho. ”“ Campinas, SP: Pontes, 1991.

Publicado

2015-10-04

Cómo citar

RODRIGUES, Vânia. A LINGUAGEM CORPORAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 9, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9350. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigo