A LINGUAGEM CORPORAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
Palabras clave:
cinésica, comunicação não-verbal, paralinguagem, proxêmica.Resumen
O objetivo deste trabalho é apresentar aspectos relacionados à linguagem corporal do professor como elemento facilitador no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), tais como: a cinésica, a comunicação não-verbal, a paralinguagem e a proxêmica. A partir dos conceitos apresentados, discutiremos a necessidade da conscientização do professor como mantenedor de um monitoramento dos sinais que ele emite aos seus alunos por meio da sua gesticulação em sala de aula, facilitando assim o processo de interação entre eles e o professor de LE.
Descargas
Citas
ARGYLE, M. Bodily communication. London, Metheuen, 1978.
BIRDWHISTELL, R. Kinesics and contexts: essays on body motion communication. UPP, 1970.
BROWN, H.D. Principles of Language Learning and Teaching. New York: Addison Wesley, Longman Inc., 2000.
FAST, J. A linguagem do corpo. Trad. de Cristina Rocha. São Paulo, Nobel, 1999.
KNAPP, M. & HALL, J. Nonverbal Communication in Human Interaction. Thomson Wadsworth, Canada, 6th edition, 2006.
LYONS, J. Lingua(gem) e Lingüística. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1981.
PEASE, A. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Tradução: Pedro Jorgensen Junior. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
RECTOR, M.; TRINTA, A. A Comunicação não-verbal: a gestualidade brasileira. Vozes, 1985.
RICHARDS, J.C., PLATT, JOHN, Longman Dictionary of Language Teaching & Applied Linguistics. Longman, 1985.
WEIL, P. & TOMPAKOW, R. O Corpo Fala: a linguagem silenciosa da comunicação nãoverbal. Vozes,1986.
WIDDOWSON, H.G. O Ensino de Línguas Para a Comunicação. Tradução: José Carlos P. de Almeida Filho. ”“ Campinas, SP: Pontes, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).