Pragmática: Uma Proposta de Ensino de Língua Estrangeira

Autores

  • Marcelo Santos Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Pragmática, Competência Pragmática, Competência Comunicativa, Ensino-aprendizagem de línguas.

Resumo

As teorias sobre pragmática na área de Aquisição de Segunda Língua são recentes, e, ainda, carecem de mais estudos que apontem a relevância destas para a aquisição/aprendizagem de línguas estrangeiras. Neste artigo, reconhecemos tal relevância e, por esta razão, propomos um ensino de línguas estrangeiras voltado para as questões pragmáticas. Na visão que apresentamos aqui, a pragmática, na forma da Competência Pragmática, integra a Competência Comunicativa do falante. Assim, argumentamos que uma conscientização dos aspectos pragmáticos da língua contribuirá significativamente para o desenvolvimento da Competência Comunicativa do aprendiz, que constitui o alvo de todo o processo do ensino-aprendizagem de L2/LE. Conseqüentemente, o falante que é competente na língua-alvo minimizará as chances de cometer falhas de natureza pragmática bem como terá um maior controle das transferências pragmáticas que ocorrem na comunicação. Com este objetivo em mente, o presente artigo se mostra favorável a um ensino permeado por tais questões à medida que apresenta razões que o justifiquem com base em estudos realizados, além de prover considerações sobre como abordar a pragmática na sala de aula de língua estrangeira.

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Biografia do Autor

Marcelo Santos, Universidade de Brasília

Mestrando em Lingüística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). 

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Publicado

12-12-2015

Como Citar

SANTOS, Marcelo. Pragmática: Uma Proposta de Ensino de Língua Estrangeira. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 16, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9456. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo