A comunidade LET para as TICs e reciprocamente: Da implantação de uma plataforma virtual ao desenvolvimento de um Ambiente Híbrido de Aprendizagem
Palavras-chave:
Moodle, tecnologia, ambiente virtual de aprendizagem (AVA), ambiente híbrido de aprendizagem (AHA).Resumo
O presente artigo objetiva apresentar e refletir sobre plataforma virtual implantada no departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília, propondo-se a discutir algumas características do projeto implantado. Por meio da análise de do processo de implantação da plataforma Moodle e a partir de observações de usos aplicados nesse ambiente, questiona-se qual o tipo de processo é desenvolvido ou pretende-se realizar na proposta do Ambiente Virtual do LET. O objetivo é não somente discutir desafios desse projeto, mas, por meio dos argumentos elaborados, propor aprimorá-lo em prol da comunidade acadêmica de dele usufrui e participa.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério de Estado da Educação. Portaria 4.059 de 2004. Disponível em: <http://www.sedis.ufrn.br/portariamec>. Acesso em: 20 maio 2012.
MORAN, J.M. O que ensino a distância. http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso em: 02 maio 2012.
MOREIRA, V.L. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ”“ AVA: UMA REALIDADE NO UNIDF. TE em Revista, Brasília, v. 1, n. 1, p. 145-158, jan/dez. 2007.
OLIVEIRA, C. C; COSTA, J. W.; MOREIRA, M. Ambientes informatizados de aprendizagem. In: COSTA, J. W.; OLIVEIRA, M. A. M. (orgs.) Novas linguagens e novas tecnologias: Educação e sociabilidade. Petrópolis: Vozes, 2004.
SANTOS. Edméa Oliveira. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livre, plurais e gratuitas. In: Revista FAEBA, v.12, no. 18.2003 Disponível em: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/hipertexto/home/ava.pdf Acesso em: 13 de maio 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).