A contação de histórias e o ensino de línguas estrangeiras na educação infantil

Autores

  • Taís Nunes Garcia Semaan Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Educação infantil; Contação de histórias; Línguas estrangeiras.

Resumo

Neste artigo apresentamos aspectos da didática do ensino de uma língua estrangeira para crianças de 2 a 5 anos e a importância da contação de histórias para o aprendizado de uma segunda língua na Educação Infantil. A partir do trabalho com narrativas orais, os professores despertam pequenos leitores e estimulam o mundo da imaginação. Nosso trabalho é enriquecido por perspectivas teóricas de Lev Vygotsky (1987) e Nelly Coelho (1991).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Trad. Arlene Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
CAMERON, Lynne. Teaching languages to young learners. Cambridge: CUP, 2001.
CASCUDO, Luis da C. Literatura oral no Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio; Brasília: INL, 1978.
CHAGAS, R. Valnir C. Didática especial de línguas modernas. São Paulo: Nacional, 1957.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-européias ao Brasil contemporâneo. São Paulo: Ática, 1991.
ELLIS, Gail; BREWSTER, Jean. The storytelling handbook: a guide for primary teachers of English. London: Penguin, 1991.
HYLTENSTAM, Kenneth; ABRAHAMSSON, Niclas. Maturational constraints in SLA. In: DOUGHTY, Catherine J.; LONG, Michael H. (orgs.). The handbook of second language acquisition. Massachusetts: Blackwell, 2003.
MONTESSORI, Maria. Pedagogia científica: a descoberta da criança. Trad. Aury Azélio Brunetti. São Paulo: Flamboyant, 1965.
TITONE, Renzo. Psicolinguística aplicada: introdução psicológica à didática das línguas. Trad. Aurora Fornoni Bernardini. São Paulo: Summus, 1983.
VEIGA, Ilma P. A. Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1991.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
____. Psicologia pedagógica. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.
____. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto et al. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
XIDIEH, Oswaldo E. Narrativas populares. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Hucitec, 1997.

Downloads

Publicado

15-06-2016

Como Citar

SEMAAN, Taís Nunes Garcia. A contação de histórias e o ensino de línguas estrangeiras na educação infantil. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 25, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9384. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.