ESPECIFICIDADES AVALIATIVAS A SEREM OBSERVADAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA

Autores

  • Fabio Henrique Barrozo Universidade de Brasília

Palavras-chave:

princípios da avaliação de línguas. relatos da experiência docente. avaliação formativa. avaliação somativa. testes baseados na norma.

Resumo

Este artigo discute alguns princípios e parâmetros fundamentais para que a avaliação nos cursos de idiomas seja mais proveitosa e representativa das habilidades relacionadas a essa área de estudo. A partir da percepção de que a avaliação molda-se às características do objeto de estudo no qual está inserida e da coleta de relatos sobre as experiências avaliativas correntes entre docentes, ele promove uma militância pela avaliação formativa nos cursos ”“ deixando a avaliação somativa para outros eventos avaliativos onde não é percebido um processo didático, como exames de proficiência e outros tipos de seleção ”“ e uma reflexão sobre outros fatores que têm minado o sucesso da instalação de uma avaliação promotora da aprendizagem. Para tanto, são consideradas algumas características que devem estar presentes na avaliação da competência comunicativa para que ela seja mais utilitária e sem um ideal de proficiência homogêneo, ou seja, baseada nas tarefas e habilidades que realmente foram executadas ou desenvolvidas durante o processo de ensino, como a avaliação baseada na norma (norm-referenced tests).

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Publicado

07-07-2017

Como Citar

BARROZO, Fabio Henrique. ESPECIFICIDADES AVALIATIVAS A SEREM OBSERVADAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 26, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9334. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo