ESPECIFICIDADES AVALIATIVAS A SEREM OBSERVADAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA
Palavras-chave:
princípios da avaliação de línguas. relatos da experiência docente. avaliação formativa. avaliação somativa. testes baseados na norma.Resumo
Este artigo discute alguns princípios e parâmetros fundamentais para que a avaliação nos cursos de idiomas seja mais proveitosa e representativa das habilidades relacionadas a essa área de estudo. A partir da percepção de que a avaliação molda-se à s características do objeto de estudo no qual está inserida e da coleta de relatos sobre as experiências avaliativas correntes entre docentes, ele promove uma militância pela avaliação formativa nos cursos ”“ deixando a avaliação somativa para outros eventos avaliativos onde não é percebido um processo didático, como exames de proficiência e outros tipos de seleção ”“ e uma reflexão sobre outros fatores que têm minado o sucesso da instalação de uma avaliação promotora da aprendizagem. Para tanto, são consideradas algumas características que devem estar presentes na avaliação da competência comunicativa para que ela seja mais utilitária e sem um ideal de proficiência homogêneo, ou seja, baseada nas tarefas e habilidades que realmente foram executadas ou desenvolvidas durante o processo de ensino, como a avaliação baseada na norma (norm-referenced tests).
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