ESPECIFICIDADES AVALIATIVAS A SEREM OBSERVADAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA

Autores

  • Fabio Henrique Barrozo Universidade de Brasília

Palavras-chave:

princípios da avaliação de línguas. relatos da experiência docente. avaliação formativa. avaliação somativa. testes baseados na norma.

Resumo

Este artigo discute alguns princípios e parâmetros fundamentais para que a avaliação nos cursos de idiomas seja mais proveitosa e representativa das habilidades relacionadas a essa área de estudo. A partir da percepção de que a avaliação molda-se às características do objeto de estudo no qual está inserida e da coleta de relatos sobre as experiências avaliativas correntes entre docentes, ele promove uma militância pela avaliação formativa nos cursos ”“ deixando a avaliação somativa para outros eventos avaliativos onde não é percebido um processo didático, como exames de proficiência e outros tipos de seleção ”“ e uma reflexão sobre outros fatores que têm minado o sucesso da instalação de uma avaliação promotora da aprendizagem. Para tanto, são consideradas algumas características que devem estar presentes na avaliação da competência comunicativa para que ela seja mais utilitária e sem um ideal de proficiência homogêneo, ou seja, baseada nas tarefas e habilidades que realmente foram executadas ou desenvolvidas durante o processo de ensino, como a avaliação baseada na norma (norm-referenced tests).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHMAN, L. Fundamental considerations in language testing, 1990.
BACHMAN, L. F. & PALMER, A. S. Language testing in practice. Oxford: Oxford University Press, 1996.
BLOG MOVIE SEGMENTS (...), por Claudio Azevedo, Brasilia, DF. Brazil. Disponível em: http://moviesegmentstoassessgrammargoals.blogspot.com.br/, acesso em 25/11/2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCN. Parâmetros curriculares nacionais: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FULCHER, G. & DAVIDSON, F. Language Testing and Assessment: An Advanced Resource Book. London and New York. Routledge, 2007.
FULCHER, G.The Communicative Legacy in Language Testing. English Language Institute, University of Surrey, Guildford, 2000.
HALL, Inc. In http://www.edpsycinteractive.org/topics/measeval/crnmref.html, acesso em 13/11/2015.
HUGHES, A. Testing for language teachers. Cambridge, Cambridge University Press, 1989. 172 p.
MORROW, K. Communicative language testing: revolution or evolution? In J.C Alderson & A. Hughes, Issues in Language Testing: ELT Documents 11. London: The British Council, 1981.Oxford, Oxford University Press, 408 p.
POPHAM, J. W. Educational evaluation. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall, Inc, 1975.
SCARAMUCCI, M.V.R. 2009. Avaliação da Leitura em Inglês como Língua Estrangeira e Validade de Construto. Calidoscópio, Vol. 7, n. 1, p. 30-48, 2009 by Unisinos.
UNDERHILL, N. The Great Reliability Validity Trade-of: Problems in Assessing the
Productive Skills. In: Heaton, J.B. (Ed.), Language Testing. Modern English Publications, London, 1982. pp. 17±23.
ZABALA, Antoni. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Editora Artmed. 2ª ed. Porto Alegre. Zabala, Antoni. in A Prática Educativa. Como Ensinar. Artmed, P. Alegre, 1998.

Downloads

Publicado

07-07-2017

Como Citar

BARROZO, Fabio Henrique. ESPECIFICIDADES AVALIATIVAS A SEREM OBSERVADAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 26, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9334. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.