FRUTÍFERAS NATIVAS DA FLORESTA OMBRÓFILA MISTA
DESAFIOS, POTENCIALIDADES E O PAPEL DA AGROECOLOGIA NA PROMOÇÃO DA SOCIOBIODIVERSIDADE NA REGIÃO CANTUQUIRIGUAÇU, PR
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v15i3.23181Palavras-chave:
Frutas nativas, Conservação, Biodiversidade, Conhecimento TradicionalResumo
Considerando a importância de se buscar alternativas baseadas no uso sustentável e manutenção da Floresta Ombrófila Mista e de sua biodiversidade, este artigo aborda os desafios e potencialidades no uso, manejo e propagação das frutas nativas no território Cantuquiriguaçu, PR, destacando o papel da agroecologia na promoção da sociobiodiversidade local. As análises baseiam-se em pesquisa participantiva região e entrevistas semiestruturadas realizadas com 17 famílias agricultoras participantes da Rede Ecovida de Agroecologia. A sociobiodiversidade e a agroecologia são apontadas como importantes aliadas na produção de alimentos, de forma a conciliar a produção com a conservação e aproveitamento da biodiversidade, promovendo, assim, sua valorização e conservação ao mesmo tempo em que geram renda e qualidade de vida para comunidades e famílias agricultoras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Agroecologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.