A novelesca reforma curricular das ciências agrárias e a sustentabilidade: novas demandas, velhos problemas

Autores

  • José Marcos Froehlich Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v5i2.49091

Palavras-chave:

Ciências Agrárias, Agricultura Sustentável, Perfil Profissional, Desenvolvimento Sustentável, Formação Técnica

Resumo

A mudança de rumo nas discussões sobre desenvolvimento que as sociedades contemporâneas estão
exigindo e empreendendo, colocam cada vez mais no centro do debate e do jogo político o ideário da
sustentabilidade. As propostas daí advindas se derivam e exigem uma nova visão de ciência e
tecnologia. Assim, para promover uma agricultura sustentável a formação e, por conseguinte, o perfil
profissional dos técnicos não pode ser o mesmo daquele conformado pela agricultura dita “moderna”,
posto que o processo formativo das ciências agrárias deve apresentar transformações substanciais em
suas concepções educativas e práticas de ensino. Tal processo deve levar a um perfil do profissional
que extrapole os limites da especialização, com base cultural ampla e que seja capaz, a partir de uma
abordagem sistêmica e complexa da realidade, de estabelecer relações sistemáticas e coerentes entre
as diversas áreas do conhecimento contemporâneo.

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Publicado

2010-11-26

Como Citar

Froehlich, J. M. (2010). A novelesca reforma curricular das ciências agrárias e a sustentabilidade: novas demandas, velhos problemas. Revista Brasileira De Agroecologia, 5(2), 3–15. https://doi.org/10.33240/rba.v5i2.49091

Edição

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Artigos

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