A novelesca reforma curricular das ciências agrárias e a sustentabilidade: novas demandas, velhos problemas
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v5i2.49091Palavras-chave:
Ciências Agrárias, Agricultura Sustentável, Perfil Profissional, Desenvolvimento Sustentável, Formação TécnicaResumo
A mudança de rumo nas discussões sobre desenvolvimento que as sociedades contemporâneas estão
exigindo e empreendendo, colocam cada vez mais no centro do debate e do jogo político o ideário da
sustentabilidade. As propostas daí advindas se derivam e exigem uma nova visão de ciência e
tecnologia. Assim, para promover uma agricultura sustentável a formação e, por conseguinte, o perfil
profissional dos técnicos não pode ser o mesmo daquele conformado pela agricultura dita “moderna”,
posto que o processo formativo das ciências agrárias deve apresentar transformações substanciais em
suas concepções educativas e práticas de ensino. Tal processo deve levar a um perfil do profissional
que extrapole os limites da especialização, com base cultural ampla e que seja capaz, a partir de uma
abordagem sistêmica e complexa da realidade, de estabelecer relações sistemáticas e coerentes entre
as diversas áreas do conhecimento contemporâneo.
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