Diagnóstico e ações de conservação e recuperação de nascentes, São Roque do Canaã, ES
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v11i4.49982Palavras-chave:
degradação, bacia hidrográfica, aquíferoResumo
Objetivou-se diagnosticar as condições de preservação das áreas de nascentes da microbacia do córrego São Bento, pertencente à sub-bacia do rio Santa Maria do Doce, município de São Roque do Canaã, Espírito Santo, e propor ações de recuperação e preservação dessas nascentes. Diagnosticou-se 10 nascentes sendo que cada uma delas foram divididas em quatro quadrantes, avaliando-se dados da área de cobertura vegetal nativa e a presença de fatores de perturbação. Todas as nascentes avaliadas foram diagnosticadas em processo de degradação, necessitando de isolamento, reflorestamento com implantação de espécies apropriadas, distribuição adequada dos diferentes usos do solo e implantação de práticas de conservação do solo e da água na bacia de contribuição/recarga da nascente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.