Dos saberes tradicionais à agroecologia: um estudo de caso das práticas agrícolas da comunidade vazanteira da Ilha do Jenipapo, Itacarambi-MG.
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v8i2.49534Palavras-chave:
Agroecologia, Vazanteiros, Rio São FranciscoResumo
A presente pesquisa objetivou analisar e caracterizar as práticas agrícolas dos vazanteiros da ilha do Jenipapo bem como suas inter-relações com os agroambientes, Sãofranciscanos. O delineamento da pesquisa apoiou-se na investigação de técnicas combinadas: partiu da revisão bibliográfica, visitação in loco com observação participante, entrevista focal e análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a agricultura vazanteira da ilha do Jenipapo, foi marcada por três fases ao longo de sua construção histórica, inicialmente era tradicional sustentável, a 2ª fase foi influenciada pela Revolução Verde com práticas tipicamente convencionais, passando por uma transição agroecológica na virada do século e, por fim, a última e atual fase que se enquadra como agroecológica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.