Diversidade das plantas espontâneas aumenta densidade de ácaros predadores em agroecossistemas de pinhão-manso
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v8i2.49558Palavras-chave:
biodiversidade, controle biológico, sustentabilidadeResumo
A vegetação espontânea possue importantes funções ecológicas para os agroecossistemas, principalmente ligadas ao fornecimento de recursos para a manutenção dos inimigos naturais. O objetivo com este trabalho é avaliar a diversidade de plantas espontâneas e a distribuição temporal de ácaros predadores associados a cultura do pinhão-manso e às plantas espontâneas. Para tanto, em uma área de cultivo de pinhão-manso de 0,5 Ha foram realizadas 12 amostragens mensais, de fevereiro de 2010 a janeiro de 2011, de ácaros predadores tanto em plantas espontâneas quanto em pinhão-manso, além da estimação do índice Shannon-Wiener de diversidade para as plantas espontâneas. A diversidade de plantas pelo índice de Shannon-Wiener correlacionou-se significativamente com a densidade de ácaros predadores. Influenciando diretamente a ocorrência de inimigos naturais no agroecossistema. PDFDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.