O O PERFIL DE CONSUMO E PERCEPÇÃO EM RELAÇÃO AOS ALIMENTOS ORGÂNICOS DOS CONSUMIDORES GAÚCHOS
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v13i5.22820Keywords:
produtos orgânicos, perfil de consumo, percepções, Rio Grande do Sul.Abstract
Apesar do consumo de alimentos orgânicos ter sido alvo de inúmeros estudos, resultados contraditórios indicam que a compreensão desse fenômeno passa por análises específicas em diferentes contextos. Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil de consumo e as percepções em relação aos alimentos orgânicos junto aos consumidores gaúchos. Adotou-se uma abordagem quantitativa por meio de levantamento junto a 2.691 consumidores de diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que os principais produtos orgânicos consumidos são vegetais, hortaliças e frutas. As razões de consumo estão associadas à busca por alimento saudável e natural, à preservação da saúde e do meio ambiente. Ressalta-se que, o consumo de orgânicos pelos gaúchos envolve a percepção de ganhos de saúde pelo fato de serem alimentos livres de pesticidas e fertilizantes. Os resultados fornecem, por meio de uma perspectiva localizada, um panorama capaz de orientar políticas públicas e estratégias comerciais de fomento ao consumo de alimentos orgânicos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
The copyright of articles published in this journal remains with the authors, with first publication rights for the journal.
License
When published in this open access journal, licensed through CC BY 4.0, articles are distributed free of charge and can be shared and adapted for any purpose, including commercial. As attribution of use, the license requires that due credit be given, with a link to the license and indication of changes. This does not mean that the licensor endorses the use of the information in the article, or the person who used this information. It also implies the impossibility of applying legal or technological measures that restrict the use of the information by third parties.