O O PERFIL DE CONSUMO E PERCEPÇÃO EM RELAÇÃO AOS ALIMENTOS ORGÂNICOS DOS CONSUMIDORES GAÚCHOS

Autores

  • Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar Univates
  • Júlia Elisabete Barden Univates
  • Alexandre André Feil Univates
  • Marlon Dalmoro Univates
  • Carlos Candido da Silva Cyrne Univates
  • Júlia Elisabete Barden Univates

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v13i5.22820

Palavras-chave:

produtos orgânicos, perfil de consumo, percepções, Rio Grande do Sul.

Resumo

Apesar do consumo de alimentos orgânicos ter sido alvo de inúmeros estudos, resultados contraditórios indicam que a compreensão desse fenômeno passa por análises específicas em diferentes contextos. Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil de consumo e as percepções em relação aos alimentos orgânicos junto aos consumidores gaúchos. Adotou-se uma abordagem quantitativa por meio de levantamento junto a 2.691 consumidores de diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que os principais produtos orgânicos consumidos são vegetais, hortaliças e frutas. As razões de consumo estão associadas à busca por alimento saudável e natural, à preservação da saúde e do meio ambiente. Ressalta-se que, o consumo de orgânicos pelos gaúchos envolve a percepção de ganhos de saúde pelo fato de serem alimentos livres de pesticidas e fertilizantes. Os resultados fornecem, por meio de uma perspectiva localizada, um panorama capaz de orientar políticas públicas e estratégias comerciais de fomento ao consumo de alimentos orgânicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Sindelar, F. C. W., Barden, J. E., Feil, A. A., Dalmoro, M., Cyrne, C. C. da S., & Barden, J. E. (2018). O O PERFIL DE CONSUMO E PERCEPÇÃO EM RELAÇÃO AOS ALIMENTOS ORGÂNICOS DOS CONSUMIDORES GAÚCHOS. Revista Brasileira De Agroecologia, 13(5). https://doi.org/10.33240/rba.v13i5.22820

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.