Construção do Conhecimento Agroecológico: problematizando o processo
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v11i3.49914Palavras-chave:
Transição agroecológica, Diálogo saberes, ParticipaçãoResumo
A noção de Construção do Conhecimento Agroecológico-CCA passou a ser utilizada contemporaneamente por um grupo de autores que produzem em uma perspectiva agroecológica; porém, caracteriza-se como um conceito em elaboração não tendo seus elementos amplamente detalhados. O objetivo desse artigo é problematizar os elementos constitutivos do processo de CCA buscando ampliar seu entendimento. Essa pesquisa apoia-se, teoricamente, na Perspectiva Orientada pelo Ator (LONG, 2001). O método utilizado é de pesquisa qualitativa e bibliográfica que dialoga com os achados da tese de doutorado do autor. Os principais elementos da CCA debatidos no texto são: a visão contemporânea da ciência, a imersão do processo nas relações sociais, a construção dos projetos sociais dos atores, o diálogo de saberes, os princípios ecológicos da agricultura, a imersão social dos mercados, o método participativo, a transição agroecológica e a participação. Na conclusão está alocada uma proposta de conceito para o processo de CCA, tendo como resultado a ciência agroecológica.
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