Método participativo: uma análise a partir de uma perspectiva agroecológica
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v12i4.50055Palavras-chave:
Metodologias participativas, DRP, participação, difusionismo, construtivismoResumo
O método participativo tem sido apontado, por autores da Agroecologia, como a forma adequada de interface entre os atores nos processos sociais em suplantação a uma noção difusionista de transmissão de conhecimento. O objetivo desse artigo é apresentar a lógica da emergência do método participativo no espaço acadêmico e da mediação social, expor um conjunto de estudos teóricos que apontam os limites do método participativo e realizar uma análise comparativa entre o método participativo e o difusionista. O método da pesquisa pode ser descrito como qualitativo e bibliográfico. O texto apresenta a descrição da emergência da perspectiva participacionista durante a fase de análise das externalidades do processo de modernização da agricultura; dialoga com um conjunto de autores que apontam limites ligados a questão do poder e da escolha seletiva dos atores nos processos participacionistas; e analisa, comparativamente, o método participativo e o método difusionista. Na conclusão aponta a aproximação dos estudos de Participação e Agroecologia; contrapõem o conjunto de críticas teóricas apontadas por diversos autores; e finaliza realçando as diferenças profundas entre os métodos participativo e difusionista.Downloads
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