Construção do Conhecimento Agroecológico: problematizando o processo
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v11i3.49914Palavras-chave:
Transição agroecológica, Diálogo saberes, ParticipaçãoResumo
A noção de Construção do Conhecimento Agroecológico-CCA passou a ser utilizada contemporaneamente por um grupo de autores que produzem em uma perspectiva agroecológica; porém, caracteriza-se como um conceito em elaboração não tendo seus elementos amplamente detalhados. O objetivo desse artigo é problematizar os elementos constitutivos do processo de CCA buscando ampliar seu entendimento. Essa pesquisa apoia-se, teoricamente, na Perspectiva Orientada pelo Ator (LONG, 2001). O método utilizado é de pesquisa qualitativa e bibliográfica que dialoga com os achados da tese de doutorado do autor. Os principais elementos da CCA debatidos no texto são: a visão contemporânea da ciência, a imersão do processo nas relações sociais, a construção dos projetos sociais dos atores, o diálogo de saberes, os princípios ecológicos da agricultura, a imersão social dos mercados, o método participativo, a transição agroecológica e a participação. Na conclusão está alocada uma proposta de conceito para o processo de CCA, tendo como resultado a ciência agroecológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.