ANÁLISE ECONÔMICA DA AGRICULTURA BIODINÂMICA
UMA POSSIBILIDADE PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO PLANALTO CATARINENSE
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v15i3.23205Palavras-chave:
agricultura biodinâmica, análise econômica, agricultura familiarResumo
A agricultura biodinâmica desde sua concepção por Rudolf Steiner, junto com alguns agricultores alemães na década de 1920, tem buscado recompor o equilíbrio sistêmico no que se refere às relações entre o ser humano, a agricultura e o cosmo. Diante de algumas dificuldades criadas pela agricultura moderna em termos de sustentabilidade econômica, principalmente para a agricultura familiar, as proposições da agricultura biodinâmica podem ser uma possibilidade tangível de geração de renda e bem estar para os agricultores. Assim, este artigo busca apresentar um estudo introdutório acerca da viabilidade econômica da agricultura biodinâmica no planalto catarinense a partir de um experimento que analisou o Produto Bruto-PB, o Valor Agregado Bruto-VAB e as condições sistêmicas do organismo agrícola de uma área experimental durante o ano agrícola 2019/2020. Embora observadas algumas dificuldades de eficiência do manejo que precisam ser estudadas e aperfeiçoadas, a análise dos resultados econômicos mostrou-se satisfatória e promissora enquanto proposição para a agricultura familiar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.