A análise do uso e cobertura das terras em sistemas agroflorestais no litoral norte do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v10i1.49778Palavras-chave:
agroecologia, geotecnologias, agricultura familiar;, análise da paisagemResumo
Os sistemas agroflorestais (SAFs) são componentes relevantes do mosaico de uso e cobertura da terra. Esses sistemas de produção promovem a interface entre a silvicultura e a agricultura, e têm como objetivos a produção de alimentos, frutas, fibras, produtos florestais madeireiros e não madeireiros. Este trabalho teve o objetivo de descrever formas de uso da terra diversificadase compará-las com outras formas de uso da terra, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, por meio de depoimentos coletados via história oral e da observação do uso e da cobertura das terras utilizando-se análise de imagens desatélite. As geotecnologias, por meio das imagens de satélite, permitiram gerar mapas e apoiar análises do espaço e das áreas agrícolas de forma integrada. A análise do uso e da cobertura das terras nas propriedades permitiu elevar a compreensão da representação espacialmente explícita dos sistemas agroflorestais demonstrando a diversidade em nível de paisagem, podendo ser utilizados como estratégias mais sustentáveis de uso da terra
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.