Discurso, imagem e texto verbal

uma perspectiva crítica da multimodalidade

Autores/as

  • Denize Elena Garcia da Silva
  • Viviane Ramalho

Palabras clave:

discurso. imagen. texto verbal. interdiscursividad. multimodalidad. intergenericidad.

Resumen

Discutimos la multimodalidad desde la perspectiva de los estudios críticos del discurso desarrollados por Chouliaraki & Fairclough (1999) y Fairclough (2001, 2003a), dado que consideramos dicho fenómeno como un rasgo importante del discurso moderno. Con el apoyo de los marcos teóricos y metodológicos de la gramática visual de Kress y van Leeuwen (1996) y también las discusiones teóricas de Marcuschi (2005, 2008), hemos analizado tres textos multimodales (una publicidad de los correos de Australia, el cartel de un evento en Portugal en contra de la violencia familiar y la noticia con foto en un periódico brasileño) que involucran mujeres como participantes representadas junto a otros actores sociales. Las categorías visuales como la perspectiva, la modalidad, la estructura visual y el valor de la información, juntamente con las categorías analíticas de textos verbales, es decir, procesos de transitividad, estructuras lingüístico-discursivas y selección del léxico, condujeron nuestras reflexiones respecto de la función de la semiosis y sus modalidades, tanto en cuanto apoyo o rechazo de hegemonías como en el complejo de luchas de poder que involucran, a la vez, relaciones de género.

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Biografía del autor/a

Denize Elena Garcia da Silva

Professora e Pesquisadora Colaboradora na Universidade de Brasília, onde atua na área da Linguística, com pesquisas voltadas para ADC e LSF. Mestra em Linguística pela Universidade de Brasília (1991) e Doutora em Linguística Hispânica pela Universidad Nacional Autónoma de México (1996), realizou estágio pós-Doutoral (2009) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), com atividades de pesquisa junto ao Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) de Portugal (2009). É fundadora do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO) e líder do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades. É membro da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso/ALED. Entre suas publicações, destacam-se o livro, Percursos filológicos: nas trilhas das línguas românicas (2008) e a coletânea Discurso em questão: representação, gênero, identidade e discriminação (2009), organizada em parceria com Leal e Pacheco, com o apoio da FAPDF. 

Viviane Ramalho

Doutora em Linguística/Linguagem e Sociedade. Professora adjunta da Universidade de Brasília (Instituto de Letras/Depto. de Linguística, Português e Línguas Clássicas/Programa de Pós-Graduação em Linguística) e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade da UnB (CEAM/NELiS). Desenvolve pesquisas sobre educação e saúde, com base na Análise de Discurso Crítica. É membro da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso/ALED. Publicou recentemente os livros Análise de Discurso Crítica (Resende, V. M. & Ramalho, V. São Paulo: Contexto, 2006); Análise de discurso crítica da publicidade: um estudo sobre a promoção de medicamentos no Brasil (Covilhã: LabCom, 2010) e Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa (Ramalho, V. & Resende, V. M. Campinas: Pontes, 2011).

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Publicado

2020-10-19

Cómo citar

Silva, D. E. G. da ., & Ramalho, V. . (2020). Discurso, imagem e texto verbal: uma perspectiva crítica da multimodalidade. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 12(1), 7–29. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33471

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