El discurso multimodal en YouTube

Autores

  • Neyla Graciela Pardo Abril Universidad Nacional de Colombia

DOI:

https://doi.org/10.35956/v.8.n1.2008.p.77-107

Palavras-chave:

análise crítica do discurso. multimodalidade. pobreza. YouTube.

Resumo

Este documento reúne as primeiras reflexões da pesquisa em curso “A análise crítica do discurso no estudo integral do texto: para uma compreensão do discurso massamidiático”, o qual é parte das redes PROSUL, REDLAD e PRO.TEX.TO. Em primeiro lugar, propõe-se a abordar a reflexão sobre midiatização, a análise crítica do discurso sobre a pobreza e a construção de uma teoria do discurso cada vez mais integral e multidisciplinar. Nessa seção, busca-se reconhecer o papel na construção do significado que se deriva da junção de múltiplos códigos, para fazê-los circular como conteúdo específico em páginas web. Trata-se de desvendar o papel da midiatização e da multimodalidade na construção de significados e, em consequência, do conhecimento social. Em segundo lugar, aborda-se o discurso do YouTube no que se refere à pobreza, para tipificar as categorias de análise que derivam das reflexões teóricas de Gunter Kress e Theo van Leeuwen (1996), Theo van Leeuwen e Jewitt (2001) e van Leuween (2008), que tornem possível a formulação de uma perspectiva analítica a partir de um corpus concreto. Finalmente, é apresentado o esquema que orienta o processo metodológico, no qual podem ser reconhecidos categorias e principios utilizados pela perspectiva de O’Halloran (2006). A análise, de caráter exploratório, aplica-se ao vídeo “La rutina” (http://es.YouTube.com/ watch?v=BF8HZTGzz28), que faz parte do corpus objeto desta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neyla Graciela Pardo Abril, Universidad Nacional de Colombia

NEYLA GRACIELA PARDO ABRIL es profesora titular de la Universidad
Nacional de Colombia, adscrita al Departamento de Lingüística e investigadora del Instituto de Estudios en Comunicación y Cultura. Coordinadora
del Grupo Colombiano de Análisis del Discurso Mediático. Se ha desempeñado como docente e investigadora en diferentes universidades colombianas
y ha sido profesora invitada en Universidades extranjeras. Ha asumido cargos
directivos, administrativos y académicos y ha publicado el desarrollo de sus
investigaciones en libros y revistas especializadas. Ha obtenido diferentes distinciones como docente en la Universidad Nacional de Colombia. Sus investigaciones están centradas en las líneas de análisis del discurso, comunicación
y cultura, dentro de las cuales ha dirigido tesis de grado en pregrado y postgrado.

Referências

BAJTÃN. M. (1985). Estética de la creación verbal. México: Siglo XXI.

BREA, J. L. (2002). El arte del futuro. En: http://www.nettime.orgCASTELLS, M. (2003). A era da informação: economia, sociedade e cultura. Lisboa: Fundaçao Calouste Gulbekian.

EKMAN, P. & FRIESEN, W. (1969). ‘The repertoire of nonverbal behavior: Catego-ries, origins, usage, and coding’, Semiotica, 1: 49- 98.

JEWITT, C., VAN LEEUWEN, T. (2001). Handbook of visual analysis. London: SagePublications.

KALTENBACHER, M. (2004). ‘Perspectives on Multimodality: From the early beginnings to the state of the art’,en: Information Design Journal, 12 (3):190-207(18). Amsterdam: John Benjamins Publishing Company.

KENDON, A. (1983). ‘Gesture and Speech: How They Interact’, en J. M. Wie-mann & R. P. Harrison Nonverbal Interaction, pp. 13-43. Beverly Hills:Sage Publications.

KRESS, G., VAN LEEUWEN, T. (1996). Reading images. London: Routledge.

KRESS, G., VAN LEEUWEN, T. (2001). Multimodal Discourse: The Modes and Me-dia of Contemporary. New York: Hodder Arnold.

LEVY, P. (2000). Las tecnologías de la inteligencia. El futuro del pensamiento en laera informática. Buenos Aires: Edicial.

MANOVICH, L. (2008). ‘The practice of everyday (media) life’, en http://www.manovich.net/.O’Halloran, K. (2006). Multimodal Discourse Analysis: Systemic Functional Pers-pectivas. Londres: Continuum.

PARDO ABRIL, N. (2007). Cómo hacer análisis crítico del discurso. Una perspectivalatinoamericana. Santiago de Chile: Frasis.

RIFKIN, J. (1997). El fin del trabajo. El declive de la fuerza del trabajo global y elnacimiento de la era posmercado. Madrid: Círculo de lectores.

VAN DIJK, T. (en prensa). Discourse and Context. Cambridge: Cambridge Uni-versity Press.

VAN LEUWEEN, T. (2008). Discourse and Practice. New Tools for Critical DiscourseAnalysis. Oxford: Oxford University Press.

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Abril, N. G. P. (2020). El discurso multimodal en YouTube. RALED, 8(1), 77–107. https://doi.org/10.35956/v.8.n1.2008.p.77-107

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.