A inclusão de pessoas com deficiência e o papel do educador especializado na escola regular

discurso, identidade e letramento

Autores/as

  • José Ribamar Lopes Batista Júnior
  • Denise Tamaê Borges Sato

Palabras clave:

análisis crítico del discurso. inclusión. alfabetización. asistencia educativa especializada.

Resumen

La propuesta de educación inclusiva prevé la acción de los docentes como el principal recurso para que los niños y jóvenes con discapacidades se incluyan en la red regular. En este sentido, nuestro objetivo es investigar los discursos presentes en el contexto de la Educación Inclusiva. La investigación se basó en el análisis crítico del discurso y los estudios de nuevas letras. El corpus se compone de transcripciones de entrevistas realizadas con dos profesores en una escuela pública en Brasilia (DF). Los resultados demuestran la fragilidad de la propuesta de inclusión brasileña, celebrada a través de discursos que evocan la igualdad, la justicia, la ciudadanía, el derecho y la autonomía, no materializados en la forma en que se transmiten.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Ribamar Lopes Batista Júnior

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. É membro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE). Atualmente, é professor do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI), fundador e coordenador do Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq). Organizou o livro Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas (com Denise Tamaê e Iran Melo, Parábola Editorial, 2018). Dedicase a estudos nas áreas dos Novos Estudos do Letramento e da Análise de Discurso Crítica.

Denise Tamaê Borges Sato

Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás. Como Gestora Pública do Estado de Goiás, é autora do Manual de Redação do Governo de Goiás (juntamente com a comissão de elaboração), atuando em elaboração de políticas públicas e projetos de alto desempenho. É consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás. Como pesquisadora, tem experiência na área de Linguística (Análise de Discurso Crítica e Letramento), Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Reabilitação e Psicoterapias com ênfase em inclusão.

Citas

Angrosino, M. 2009. Etnografia e observação participante. Trad. José Fonseca. Porto Alegre: Artmed. Barton, D; Hamilton, M. e Ivanic, R. (eds.). 2000. Situated literacies: Reading and writing in contexto. Londres, New York: Routledge.

Batista JR, J. R. L. 2016. Pesquisas em educação inclusiva: questões teóricas e metodológicas. Recife: Pipa Comunicação.

Chouliaraki, L. e Fairclough, N. 1999. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press.

Fairclough, N. 2001. Discurso e mudança social. Coord. trad. revisão e prefácio à ed. brasileira Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

Fairclough, N. 2003. Analysing discourse: textual analysis for social research. Londres: Routledge.

Garcia, R. M. C. 2004. Discursos políticos sobre inclusão: questões para as políticas públicas de educação especial no Brasil. Em 27a Reunião Anual da ANPED, Caxambu.

Lopes, M. C e Fabris, E. H. 2013. Inclusão & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Magalhães, I. 2012. Letramentos e identidades no Ensino Especial. Em Magalhães, I. (Ed.). Discursos e Práticas de Letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores, pp. 159194. Campinas, SP: Mercado de Letras.

Rajagopalan, K. 2003. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola Editorial.

Rojo, R. H. R. 2009. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial.

Sato, D. T. B. S. e Magalhaes, I. e Batista JR, J. R. L. 2012. Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento. Rev. bras. linguist. apl. [online]. vol.12, n.4: 699724.

Soares, M. A. L. E Carvalho, M. F. 2012. O professor e o aluno com deficiência. São Paulo: Cortez.

Street, B. V. 2014. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial.

Yin, R. K. 2016. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso.

Publicado

2020-10-19

Cómo citar

Batista Júnior, J. R. L., & Sato, D. T. B. . (2020). A inclusão de pessoas com deficiência e o papel do educador especializado na escola regular: discurso, identidade e letramento. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 19(2), 111–127. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33141

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.