A inclusão de pessoas com deficiência e o papel do educador especializado na escola regular

discurso, identidade e letramento

Auteurs-es

Mots-clés :

análise de discurso crítica. inclusão. letramento. atendimento educacional especializado.

Résumé

A proposta da educação inclusiva prevê a ação docente como principal recurso para que a criança e o jovem com deficiência sejam incluídos na rede regular. Nesse sentido, objetivamos investigar os discursos presentes no contexto da Educação Inclusiva. A investigação foi ancorada na Análise de Discurso Crítica e nos Novos Estudos do Letramento. O corpus é formado por transcrições de entrevistas realizadas com dois professores/as em uma escola pública de Brasília (DF). Os resultados demonstram a fragilidade da proposta de inclusão brasileira, celebrada por meio de discursos que evocam igualdade, justiça, cidadania, direito e autonomia, não concretizados da forma como são veiculados. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. É membro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE). Atualmente, é professor do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI), fundador e coordenador do Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq). Organizou o livro Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas (com Denise Tamaê e Iran Melo, Parábola Editorial, 2018). Dedicase a estudos nas áreas dos Novos Estudos do Letramento e da Análise de Discurso Crítica.

Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás. Como Gestora Pública do Estado de Goiás, é autora do Manual de Redação do Governo de Goiás (juntamente com a comissão de elaboração), atuando em elaboração de políticas públicas e projetos de alto desempenho. É consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás. Como pesquisadora, tem experiência na área de Linguística (Análise de Discurso Crítica e Letramento), Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Reabilitação e Psicoterapias com ênfase em inclusão.

Références

Angrosino, M. 2009. Etnografia e observação participante. Trad. José Fonseca. Porto Alegre: Artmed. Barton, D; Hamilton, M. e Ivanic, R. (eds.). 2000. Situated literacies: Reading and writing in contexto. Londres, New York: Routledge.

Batista JR, J. R. L. 2016. Pesquisas em educação inclusiva: questões teóricas e metodológicas. Recife: Pipa Comunicação.

Chouliaraki, L. e Fairclough, N. 1999. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press.

Fairclough, N. 2001. Discurso e mudança social. Coord. trad. revisão e prefácio à ed. brasileira Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

Fairclough, N. 2003. Analysing discourse: textual analysis for social research. Londres: Routledge.

Garcia, R. M. C. 2004. Discursos políticos sobre inclusão: questões para as políticas públicas de educação especial no Brasil. Em 27a Reunião Anual da ANPED, Caxambu.

Lopes, M. C e Fabris, E. H. 2013. Inclusão & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Magalhães, I. 2012. Letramentos e identidades no Ensino Especial. Em Magalhães, I. (Ed.). Discursos e Práticas de Letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores, pp. 159194. Campinas, SP: Mercado de Letras.

Rajagopalan, K. 2003. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola Editorial.

Rojo, R. H. R. 2009. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial.

Sato, D. T. B. S. e Magalhaes, I. e Batista JR, J. R. L. 2012. Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento. Rev. bras. linguist. apl. [online]. vol.12, n.4: 699724.

Soares, M. A. L. E Carvalho, M. F. 2012. O professor e o aluno com deficiência. São Paulo: Cortez.

Street, B. V. 2014. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial.

Yin, R. K. 2016. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso.

Téléchargements

Publié-e

2020-10-19

Comment citer

José Ribamar Lopes, & Denise Tamaê Borges. (2020). A inclusão de pessoas com deficiência e o papel do educador especializado na escola regular: discurso, identidade e letramento. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 19(2), 111–127. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33141

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.