Extensão universitária na capacitação de empresários: cursos de curta duração a distância para o empreendedorismo inovador
Palavras-chave:
Ensino a distância. Empreendedorismo inovador. Capacitação empresarial.Resumo
O presente artigo apresenta a experiência desenvolvida no projeto de capacitação empresarial a distância para micro e pequenos empresários promovido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto de capacitação empresarial possui 08 cursos, com diversos temas voltados ao empreendedorismo inovador. O caso mostra como foi possível, não só encurtar as distâncias físicas características nesta modalidade de ensino, como também aproximar a teoria da prática. Por fim, discorre-se sobre a necessidade de se trabalhar cursos de capacitação empresarial a distância e sua repercussão na sociedade.Downloads
Referências
ABBAD, G.; BORGES-FERREIRA, M. F.; NOGUEIRA, R. S. F. Medidas de aprendizagem. In: BORGES-ANDRADE, J. E.; ABBAD, G. S.;
MOURÃO, L. (Orgs.), Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas.
p. 469-488. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BORGES-FERREIRA, M. F. Avaliação de reações e aprendizagem em disciplinas de curso técnico profissionalizante oferecidas a distância. (Dissertação de mestrado não publicada) Universidade de Brasília. Brasília, 2005.
CASTELLS, Manuel. Fim do milênio. São Paulo: Paz e Terra, 1999a.
______. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999b.
CDT/UnB ”“ Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, da Universidade de Brasília. Projeto Capacitação Empresarial: Cursos de curta duração para o Empreendedorismo Inovador. 2011.
______. Relatório Final do curso Gestão Empreendedora. Curso de Capacitação Empresarial a Distância. 2011.
______. Relatório Final do curso Gestão Inovadora de Processos. Curso de Capacitação Empresarial a Distância. 2011.
FIORENTINI, Leda Maria Rangearo Educação superior a distância ”“ Comunidade de Trabalho em Rede (CTAR). Faculdade de Educação. Brasília, 2009.
MACIEL, Maria Lucia. Ciência, tecnologia e inovação: a relação entre conhecimento e desenvolvimento. BIB, n. 54, 2003.
MAXIMIANO, A. C. A. et al. Administração do Processo de Inovação Tecnológica. São Paulo: Atlas S.A., 1980.
MOORE, Michal G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. [tradução Roberto Galman]. São Paulo: Thomson
Learning, 2007.
NOGUEIRA, R. S. F. Efeitos do tempo de exposição ao feedback na aprendizagem em treinamento baseado na web (Dissertação de
mestrado), Universidade de Brasília. Brasília, 2006.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio
de Janeiro: Campus, 1997.
OLIVEIRA, Sheila C. Encontros presenciais: uma ferramenta EAD? CINTED-UFRGS ”“ Novas Tecnologias na Educação. Disponível
em <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/3hSheila.pdf>. Acessado em: 01/02/2012.
PNUD ”“ Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Ranking do IDH dos estados em 2005. Disponível em: http://www.
pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=3039&lay=pde>. Acessado em: 15/09/2008.
SENAI/DN. Perfil competitivo do Distrito Federal. Brasil, 2002.
______. Perfil competitivo do estado de Goiás. Brasil. 2002.
______. Perfil competitivo do estado de Mato Grosso do Sul. Brasil. 2002.
______. Perfil competitivo do estado de Mato Grosso. Brasil. 2002.
______. Perfil competitivo do estado do Tocantins. Brasil. 2002.
SEPLAN-TO ”“ Secretaria de Planejamento do Estado de Tocantins. Indicadores socioeconômicos do estado do Tocantins (PDF),
2007. Disponível em: http://www.seplan.to.gov.br/seplan/br/download/Indicadores_socioeconomico.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.