Sensibilização Ambiental Acerca da Redução do Uso de Sacolas Plásticas no Supermercado Escola, Viçosa, MG
Palabras clave:
Educação ambiental. Sacolas plásticas. Supermercado. Problemas ambientais.Resumen
A atual sociedade insere-se numa economia do descarte, em que os produtos apresentam baixa durabilidade, destacando- se as sacolas plásticas. Tais sacolas têm alta praticidade, entretanto, trazem vários problemas ambientais como: poluição visual, entupimento de bueiros, malefícios à fauna marinha etc. O projeto intitulado Sacola Legal, desenvolvido no Supermercado Escola, localizado no Campus da Universidade Federal de Viçosa em Viçosa, MG, teve início em 2008, onde fez-se um diagnóstico quanto ao consumo de sacolas plásticas. Em 2009, o projeto trabalhou a sensibilização ambiental, com os funcionários e clientes, visando à racionalização do uso das sacolas plásticas, além de propor medidas alternativas à utilização das mesmas. Dentre as ações realizadas até o momento destacam-se: observação do comportamento dos embaladores e consumidores junto aos caixas do Supermercado Escola; controle no estoque para verifi cação do consumo de sacolas; aplicação de entrevistas aos clientes e funcionários; e formação de comissão. Com a análise das entrevistas pôde-se perceber que 97% dos clientes e 97% dos funcionários acreditam que as sacolas plásticas causam problemas ambientais, dentre outros. Conclui-se através dos resultados obtidos que é necessário trabalhar a Educação Ambiental com os clientes e funcionários.Descargas
Citas
ib.unicamp.br/be310/include/getdoc.php?id=228&article=75&mode=pdf>. Acesso em: 26, abr. 2009.
LEEF, E. Sociologia y ambiente: sobre el concepto de racionalidad ambiental y las transformaciones del conocimiento. In: VIEIRA, P. F.; MAIMOND, D. (Org.) As Ciências Sociais e a questão ambiental:
rumo à interdisciplinaridade. Rio de Janeiro: Aped/Naea, 1993, p. 189-216.
NEVES, J. G. A Educação Ambiental e a questão conceitual. Revista Educação Ambiental em Ação. N. 15, dez. 2005. Disponível em: <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=369&class=21>. Acesso em: 25/o4/2008.
QUINTAS, J. S. Educação Ambiental e Cidadania: uma construção necessária. Ciclo de palestras sobre meio ambiente / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 2001. 56 p.
RODRIGUES, A. P. da M.; RODRIGUES, M. G. S. A Educação Ambiental e os Parâmetros Curriculares Nacionais: um olhar sobre a transversalidade da questão. 2001. 56 f.: il. Projeto Final de Curso apresentado ao Programa de Formação Profissional em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, R.J., 2001. Disponível em: http://www.pulsar.org.br/portals/0/documentos/apost.doc. Acesso em: 26/03/2008.
ROLIM, A. M. A reciclagem de resíduos plásticos pós-consumo em oito empresas do Rio Grande do Sul. 142 f., Porto Alegre/RS, 2000. Dissertação (Mestrado em Administração) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Administração. Disponível em: <biblioteca.universia.net/ficha.do?id=38063491>. Acesso em: 27/04/ 2009.
SACOLAS PLÁSTICAS X MEIO AMBIENTE. Disponível em: <http://www.sermelhor.com/artigo. php?artigo=56&secao=ecologia>. Acesso em: 29/12/2007.
TIGRE, P. B. Tecnologia e meio ambiente: oportunidades para a indústria. Rio de Janeiro: UFRJ. 1994. 141 p.
VILAS BOAS, José Eduardo. Sacolas Promocionais no Varejo de Moda. In: II COLÓQUIO NACIONAL DE
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.