Direitos Humanos e Ensino Jurídico: uma superação dos modelos assistencialistas a partir da experiência na extensão universitária

Autores

  • Júlio Aguiar de Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Gerlis Prata Surlo Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Ensino jurídico. Extensão universitária. Direitos Humanos. Comunidades locais.

Resumo

O modelo tradicional de extensão dos cursos de Direito representado pelos núcleos de prática jurídica, encontra-se em crise. Isso porque, nesse modelo, os alunos desenvolvem atividades mecânicas que impedem as discussões em conjunto, a crítica e a busca de soluções criativas. Esse tipo de atividade extensionista harmoniza-se com um projeto de formação acadêmica orientada por uma perspectiva positivista de compreensão e realização do Direito, que reduz o Direito à lei e o afasta da realidade. Diante desse cenário, o objetivo do presente artigo é apresentar a experiência do programa de extensão NDH-UFOP (Núcleo de Direitos Humanos da UFOP), exemplo de atividade acadêmica voltada para uma verdadeira formação do estudante de Direito. Uma formação que pressupõe, necessariamente, o desenvolvimento de habilidades que possibilitem uma interpretação do Direito comprometida com a complexidade do real.

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Biografia do Autor

Júlio Aguiar de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor Doutor dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP e da Pontifícia Universidade Católica-MG e Coordenador-Geral do Programa de Extensão Núcleo de Direitos Humanos da UFOP.

 

Gerlis Prata Surlo, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto ”“UFOP e Coordenador-Adjunto do Programa de Extensão do Núcleo de Direitos Humanos /UFOP.

Referências

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Publicado

2011-12-21

Como Citar

OLIVEIRA, Júlio Aguiar de; SURLO, Gerlis Prata. Direitos Humanos e Ensino Jurídico: uma superação dos modelos assistencialistas a partir da experiência na extensão universitária. Participação, [S. l.], n. 17, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24151. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

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