Reflexões sobre a extensão na universidade pública brasileira

Autores

  • Sonia Marise Sales Carvalho Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Extensão. Universidade. Sociedade.

Resumo

Este artigo reflete sobre o lugar da extensão na universidade pública a partir de proposições sobre a gestão e a política contidas no Plano Nacional de Extensão, documento elaborado a partir das reflexões ocorridas nos encontros de extensão das universidades públicas federais. O objetivo que orienta a atividade de extensão tem sido o de reforçar o papel social da universidade, traduzido na valorização e na ampliação de suas relações sociais com a sociedade e na troca entre os saberes populares e científicos, como vetores da produção de conhecimento. Há o desejo de que a extensão possa reforçar o caráter público da universidade e a relação orgânica com a comunidade em que esteja inserida. A análise deste artigo se desenvolveu a partir da prática por nós vivenciada com a extensão, como professora de universidade pública. Tal vivência se deu por meio do exercício da coordenação da extensão na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, quando respondíamos pelo gerenciamento de três projetos de ação contínua e de dois cursos, sendo também representante daquela faculdade nas reuniões da câmara de extensão e das comissões de trabalhos realizados em torno das atividades referentes a esse campo de atuação no espaço universitário. Compreende-se que o espaço da extensão reforça a missão institucional da universidade pública e se torna o lugar apropriado de reconhecimento da função da universidade no seu caráter social e inclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Marise Sales Carvalho, Universidade de Brasília

Professora doutora em Sociologia da FED/ UnB e Coordenadora de Extensão FE(2009/2010)

Referências

ANGELIM, M. L. P. Extensão Como Espaço de Formação de Educadores de Jovens e Adultos. In: SOARES, Leôncio (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, Secad-MEC/Unesco, 2006.
ANAIS 2001 ”“ VIII Encontro de Extensão e Ação Comunitária. A Gestão da Extensão e da Ação Comunitária. Mimeo.
ANAIS 2002 - Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias. Florianópolis: Ed. Univille, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes para Avaliação das Instituições de Ensino Superior, Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Conaes). Disponível em:
portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/diretrizes.pdf. Acesso outubro, 2005.
BRASIL. Lei N. 9.394 - 20 de dezembro de 1996. A Lei Darcy Ribeiro Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro
de 1996.
BRASIL. Plano Nacional de Educação. Câmara dos Deputados. Congresso Nacional, Brasília, 2000.
Documentos básicos do Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (1987-2000). Belo Horizonte: Proex/UFMG, 2000, 196 p.
Fórum Nacional dos Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.
Avaliação Nacional da Extensão Universitária. Brasília: MEC/Sesu. UFPR. Uesc. 2001. 98 p.
Plano Nacional de Extensão Universitária (1998). Documento do Fórum Nacional de Pró-reitores das Universidades Públicas Brasileiras. www.renex.org.br(jan.2004)
Universidade Cidadã (1997). Documento do Fórum Nacional de Pro-reitores de Extensão das Universidades Publicas Brasileiras. www.renex.org.br (jan.2004).

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

CARVALHO, Sonia Marise Sales. Reflexões sobre a extensão na universidade pública brasileira. Participação, [S. l.], n. 16, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24317. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.