A Educação Ambiental na Construção do Núcleo de Extensão da Universidade de Brasília em Santa Maria, Distrito Federal

Autores

  • Renan Janke Bosque Universidade de Brasília
  • Marcela Souto de Oliveira Cabral Tavares Universidade de Brasília
  • Maria Fernanda Nince Ferreira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Educação ambiental. Santa Maria. Extensão. Ribeirão Santa Maria.

Resumo

A educação ambiental promove o aprendizado sobre o meio ambiente, sendo uma maneira de refl etir sobre interações sociais e o impacto que essas ações causam ao planeta. No Brasil, o avanço dessa área do conhecimento se torna a cada dia mais evidente, e as novas gerações já se veem inseridas em um contexto onde as questões socioambientais são parte de suas vidas. Em regiões desprivilegiadas, no entanto, o debate sobre essas questões se torna difi cultado devido às limitações sociais que não permitem a abertura necessária para discutir questões pertinentes à conservação do meio ambiente. No Distrito Federal, as cidades-satélites são, em sua maioria, áreas que apresentam difi culdades sociais incluindo um alto valor para a conservação. Uma dessas cidades é Santa Maria onde este trabalho foi desenvolvido. Aulas semanais foram ministradas no Núcleo de Extensão com caráter teórico-prático, utilização de mostra de fi lmes, confecção de aquários e cartazes, plantio de mudas de hortaliças e de plantas nativas do Cerrado. Nos encontros foram abordados temas pertinentes à educação ambiental como desenvolvimento sustentável, uso da água, energia e poluição. De maneira geral esse trabalho apresentou resultados positivos e uma nova percepção dos alunos sobre a inserção do ser humano em seu meio pôde ser construída.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Janke Bosque, Universidade de Brasília

Biólogo, no Departamento de Zoologia (ZOO/UnB).

Marcela Souto de Oliveira Cabral Tavares, Universidade de Brasília

Pedagoga, doutoranda em Educação do Campo na Faculdade de Educação da UnB.

Maria Fernanda Nince Ferreira, Universidade de Brasília

Professora doutora do Departamento de Genética e Morfologia(GEM/UnB).  

Referências

BRASIL. Programa Nacional de Educação Ambiental ”“ ProNEA. 3. ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. 102p.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. Ed., São Paulo: Gaia, 2004. 551 p.
LERDA, D.; EARLE, S. W. Educação ambiental para a conservação ”“ desafios e lições em educação ambiental e conservação da biodiversidade: reflexões e experiências brasileiras. Barueri, SP: Manole, 2007. 318 p.
MITTERMEIER, R. A.; MYERS, N.; MITTERMEIER, C. G. Hotspots: Earth’s Biologically Richest and Most Endangered Terrestrial Ecoregions. Mexico City: Cemex, 2000.
MYERS, N.; MITTERMEIER, R. A.; MITTERMEIER, C. G. da Fonseca, G. A. B.; KENT, J. Biodiversity hotspots for conservation priorities. Nature 403: 853-858, 2000.
SAUVÉ , L., 2006. Complexité et diversité du champ de l’é ducation relative à l’environnement. Chemin de Traverse, Solstice d’é té 2006, p. 51-62.
REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

BOSQUE, Renan Janke; TAVARES, Marcela Souto de Oliveira Cabral; FERREIRA, Maria Fernanda Nince. A Educação Ambiental na Construção do Núcleo de Extensão da Universidade de Brasília em Santa Maria, Distrito Federal. Participação, [S. l.], n. 15, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24490. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico