“Onde está Osama?” ”“ Um Jogo Educativo na Área de Física

Autores

  • Ricardo Ramos Fragelli Universidade de Brasília
  • Fábio Macedo Mendes Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa. Jogos educativos. Aprendizagem baseada em problemas. Problem-based learning.

Resumo

O engajamento dos estudantes com as atividades em sala de aula é importante para o processo de aprendizagem. Vários conteúdos curriculares, em especial nas áreas de exatas, frequentemente falham em despertar o interesse dos estudantes, o que acaba redundando em uma performance insatisfatória e em uma baixa procura por algumas carreiras estratégicas. Este trabalho apresenta uma dinâmica que pode ser aplicada a alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior para a aprendizagem do conceito de soma de vetores. A metodologia foi aplicada em sala de aula e em uma atividade de extensão da Universidade de Brasília, onde observou-se um nível de engajamento dos estudantes bem superior à aula tradicional e criou-se uma experiência mais rica de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ricardo Ramos Fragelli, Universidade de Brasília

Doutor em Ciências Mecânicas, Graduado e Mestre em Engenharia Mecânica, todos pela Universidade de Brasília. Recebeu mais de 10 prêmios nacionais na área de Educação e sobre o uso de tecnologias no Ensino Superior. Líder do Grupo de Pesquisa em Sistemas Inteligentes e Adaptativos (GPSIA) onde desenvolve pesquisa e orienta trabalhos sobre simuladores interativos e sobre o uso de TIC no ensino superior.

Fábio Macedo Mendes, Universidade de Brasília

Doutor em Física. Professor doutor adjunto da Faculdade UnB Gama - FGA.   

Referências

aprendizagem significativa; jogos educativos; aprendizagem baseada em problemas; problem-based learning
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Publicado

2012-09-26

Como Citar

FRAGELLI, Ricardo Ramos; MENDES, Fábio Macedo. “Onde está Osama?” ”“ Um Jogo Educativo na Área de Física. Participação, [S. l.], n. 20, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/23451. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

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