“Onde está Osama?” ”“ Um Jogo Educativo na Área de Física
Palavras-chave:
Aprendizagem significativa. Jogos educativos. Aprendizagem baseada em problemas. Problem-based learning.Resumo
O engajamento dos estudantes com as atividades em sala de aula é importante para o processo de aprendizagem. Vários conteúdos curriculares, em especial nas áreas de exatas, frequentemente falham em despertar o interesse dos estudantes, o que acaba redundando em uma performance insatisfatória e em uma baixa procura por algumas carreiras estratégicas. Este trabalho apresenta uma dinâmica que pode ser aplicada a alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior para a aprendizagem do conceito de soma de vetores. A metodologia foi aplicada em sala de aula e em uma atividade de extensão da Universidade de Brasília, onde observou-se um nível de engajamento dos estudantes bem superior à aula tradicional e criou-se uma experiência mais rica de aprendizagem.
Downloads
Referências
ANGELIM, M. L. P. Universidade de Brasília: Extensão Universitária e as Práticas de Educação Popular. Revista Participação, DEX/UnB, n.18, dez 2010, p. 55-60.
AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. Nova York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Porto: Portugal: Plátano, 2003.
BRIGHT, G. W.; HARVEY, J. G.; WHEELER, M. M. Learning and Mathematics Games. Journal for Research Mathematics Education Monograph. Springer, 1985.
FRAGELLI, R. R., MENDES, F. M. Batalha Naval dos Extremos Locais: Jogos de Aprendizagem para o Ensino dos Cálculos. In: PAEE’2011- Third International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE, Lisboa, 2011): Aligning Engineering Education with Engineering Challenges v. 1. p. 91-97
FRAGELLI, R. R.; VAINSTEIN, M H. O Labirinto do Rato Cego: Aprendizagem Baseada em Projeto em Algoritmos e Programação de Computadores. In: PAEE’2011 - PAEE’2011- Third International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE, Lisboa, 2011): Aligning Engineering Education with Engineering Challenges v. 1. p. 99-105
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
MOREIRA, M. A. A Teoria da Aprendizagem Significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Universidade de Brasília, 2006.
PRENSKY, M. The Digital Game-Based Learning Revolution. San Francisco: McGraw-Hill, 2001.
WALKER, A.; SHELTON, B. E. Problem-Based Educational Games: Connections, Prescriptions, and Assessment. Journal of Interactive Learning Research, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.