Meninas Cientistas: a fotografia experimental como recurso pedagógico para ensino de química, física e botânica na escola

Girl Scientists: experimental photography as a pedagogical tool for teaching Chemistry, Physics, And Botany in school

Autores

  • Fernando Ferreira Martins Universidade de Brasília
  • Sofia Rocha Sartorello Universidade de Brasília
  • Ruth Moreira De Sousa Regiani Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Meninas na Ciências, Igualdade de gênero, Arte, Cianotipia, Antotipia, fotografia

Resumo

O projeto “Meninas e Mulheres na Ciência: O Futuro é Agora” é uma iniciativa de fomento à equidade de gênero na pesquisa científica, parte de um programa de extensão da Universidade de Brasília (UnB). Seu objetivo é incentivar o interesse das estudantes pelas ciências exatas, historicamente dominadas por homens, por meio de ações realizadas em escolas públicas do Distrito Federal. Busca-se eliminar estereótipos de gênero e promover a máxima inclusão das mulheres nesse campo, reconhecendo suas potencialidades. O estudo emprega a fotografia experimental como método pedagógico aliado ao ensino de ciências, desenvolvendo oficinas adaptadas à realidade das comunidades escolares. Realizadas em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, essas atividades seguem os princípios do Currículo em Movimento, que preconiza uma educação integral e contextualizada. A metodologia envolveu a realização de oficinas práticas de impressão botânica em cianotipia e antotipia, seguidas de discussões em sala de aula e uma visita guiada ao campus universitário. Os resultados demonstraram uma recepção positiva por parte dos alunos, especialmente das meninas, que demonstraram interesse e habilidades surpreendentes nas técnicas ensinadas. Esse estudo destaca a importância da integração entre práticas artísticas e científicas no ensino, proporcionando uma aprendizagem significativa e alinhada às demandas contemporâneas da educação. Contribui para promover o desenvolvimento integral dos alunos e para construir uma sociedade mais equitativa e inclusiva, onde a arte e a ciência se complementam como estratégias eficazes de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACARIN, L. M. B. P. O movimento de arte-educação e o ensino de arte no Brasil: história e política. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Estadual de Maringá, 2005.

BENJAMIN, Walter. 1994. Pequena história da fotografia. (Trad. Sergio P. Rouanet) In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CARVALHO, R. E. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2007.

DEWEY, John. Experiência e Educação. Tradução de Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979. Disponível em: http://docslide.com.br/documents/experiencia-e-educacao-dewey.html

DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.

Brasília, 2014c. DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do DF. Currículo em Movi-mento do Distrito Federal - Ensino Fundamental: Anos Iniciais – Anos Finais.

FREIRE, Paulo . Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GÓES, Juliana. “Ciência sucessora e a (s) epistemologia (s): saberes localizados”. Revista Estudos Femi-nistas, Florianopolis

GOMES, K. B.; NOGUEIRA, S.M.A. ensino de Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. v.16, n.61, p.583- 595, 2008

HARAWAY, Donna. “Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da pers-pectiva parcial”. Cadernos Pagu, Campinas, n. 5, p. 7-41, 2009.

ORTEGA, Eliane Maria V. O ensino médio público e o acesso ao ensino superior. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n. 23, p. 153-176, jan./jun.2001

RICHARDSON, Roberto. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

FERREIRA MARTINS, Fernando; ROCHA SARTORELLO, Sofia; MOREIRA DE SOUSA REGIANI, Ruth. Meninas Cientistas: a fotografia experimental como recurso pedagógico para ensino de química, física e botânica na escola: Girl Scientists: experimental photography as a pedagogical tool for teaching Chemistry, Physics, And Botany in school. Participação, [S. l.], v. 1, n. 42, p. 79–94, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/53306. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.