Proposta de intervenção psicológica a uma adolescente com dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Michele Daiane Birck Universidade de Brasília
  • Denise Cord Universidade de Brasília
  • Mônica Duarte da Silva Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Baixo rendimento escolar. Deficiências da aprendizagem. Abordagem sociohistórica. Psicodrama.

Resumo

Este trabalho foi efetivado como estágio curricular em psicologia escolar em uma universidade federal. Trata-se do relato da experiência de intervenção psicológica realizada com uma adolescente matriculada no quarto ano de uma escola da rede pública municipal. O objetivo foi analisar a determinação de fatores biopsicossociais familiares, cujas repercussões na escola dificultam a aprendizagem e podem contribuir com o fracasso escolar. As sessões ocorreram durante dois anos, na escola da participante, fundamentadas no psicodrama e na abordagem sociohistórica. Concluiu-se que a dificuldade de aprendizagem, além de aparecer como sintoma de dificuldades primeiras no desenvolvimento infantil, sustentou-se em aspectos do manejo institucional sobre as diferenças, equivocadamente definidas como patologias.

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Biografia do Autor

Michele Daiane Birck, Universidade de Brasília

Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), 

Denise Cord, Universidade de Brasília

Professora da UnB, doutora em Engenharia da Produção e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC) e ministra as disciplinas de Psicologia da Aprendizagem e Psicologia Escolar, além de Supervisora acadêmica de estágios na área.

Mônica Duarte da Silva Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga e Psicodramatista Clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

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Publicado

2014-01-31

Como Citar

BIRCK, Michele Daiane; CORD, Denise; GONÇALVES, Mônica Duarte da Silva. Proposta de intervenção psicológica a uma adolescente com dificuldades de aprendizagem. Participação, [S. l.], n. 23/24, p. 122–132, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/25121. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

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