Proposta de intervenção psicológica a uma adolescente com dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Michele Daiane Birck Universidade de Brasília
  • Denise Cord Universidade de Brasília
  • Mônica Duarte da Silva Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Baixo rendimento escolar. Deficiências da aprendizagem. Abordagem sociohistórica. Psicodrama.

Resumo

Este trabalho foi efetivado como estágio curricular em psicologia escolar em uma universidade federal. Trata-se do relato da experiência de intervenção psicológica realizada com uma adolescente matriculada no quarto ano de uma escola da rede pública municipal. O objetivo foi analisar a determinação de fatores biopsicossociais familiares, cujas repercussões na escola dificultam a aprendizagem e podem contribuir com o fracasso escolar. As sessões ocorreram durante dois anos, na escola da participante, fundamentadas no psicodrama e na abordagem sociohistórica. Concluiu-se que a dificuldade de aprendizagem, além de aparecer como sintoma de dificuldades primeiras no desenvolvimento infantil, sustentou-se em aspectos do manejo institucional sobre as diferenças, equivocadamente definidas como patologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Daiane Birck, Universidade de Brasília

Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), 

Denise Cord, Universidade de Brasília

Professora da UnB, doutora em Engenharia da Produção e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC) e ministra as disciplinas de Psicologia da Aprendizagem e Psicologia Escolar, além de Supervisora acadêmica de estágios na área.

Mônica Duarte da Silva Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga e Psicodramatista Clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Referências

ANDRADE, B. G. Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
BOCK, S. D.; BOCK, A. M. B. Orientación profesional: una aproximación socio-histórica. Revista Mexicana de Orientación Educativa, v.3, n.5, p. 2-17, 2005.
BROTTO, I. J. O. A alfabetização e o contexto histórico, político e enunciativo do letramento escolar.Letras de Hoje, v.48, n.1, p. 21-28, 2013.
BUSTOS, D. M. Psicoterapia psicodramática. Tradução M. P. Navarro. Original publicado em 1975. São Paulo: Editora Brasiliense, 1979.
¬¬________. Perigo... amor a vista! Drama e psicodrama de casais. 2ª. ed. Original publicado em 1990. São Paulo: Aleph, 2001.
FONSECA FILHO, J. S. Psicodrama da loucura: correlações entre Buber e Moreno. São Paulo: Ágora, 1980.
FREITAS, M. T. A. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, v.116, p. 21-39, 2002.
HOUSTON, S. H. Um reexame de algumas afirmações sobre a linguagem da criança de baixo nível socioeconômico. In: PATTO, M. H. S. (Org.), Introdução à psicologia escolar. 3ª. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997, p. 171-191.
LEITE, S. A. S. Notas sobre o processo de alfabetização escolar. In:_______. Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. 4ª. ed. Campinas: Komedi, 2008, p. 21-45.
LIMA, A. O. M. N. Breve histórico da psicologia escolar no Brasil. Psicologia Argumento. v.23, n.42, p. 17-23, 2005.
MARCELLI, D. Manual de psicopatologia da infância de Ajuriaguerra. 5ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MOYSÉS, M. A. A. ; COLLARES, C. A. L. Desnutrição, fracasso escolar e merenda. In: PATTO, M. H. S. (Org.). Introdução à psicologia escolar. 3ª. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997, p. 225-256.
MORENO, J. L. Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. Tradução A. C. M. Cesarino. Original publicado em 1959. São Paulo: Mestre Jou, 1974.
MORTATTI, M. R. L. Os sentidos da alfabetização (São Paulo ”“ 1876/1994). São Paulo: Editora Unesp, 2000.
PALMA, R. C. B. Fracasso escolar: novas e velhas perspectivas para um problema sempre presente. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.
PATTO, M. H. S. Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1984.
PATTO, M. H. S. Introdução à psicologia escolar. 3ª. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
PEROSA, G. B.; GABARRA, L. M. Explicações de crianças internadas sobre a causa das doenças: implicações para a comunicação profissional de saúde-paciente. Interface ”“ Comunicação, Saúde, Educação, v.8, n.14, p. 135-147, 2004.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 8ª. ed. São Paulo: Editora da Unicamp, 1999.
SOUZA, M. P. R. As contribuições dos estudos etnográficos na compreensão de fracasso escolar no Brasil. In: MACHADO, A. M.; SOUZA, M. P. R. (Orgs.). Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997, p. 139-155.

Downloads

Publicado

2014-01-31

Como Citar

BIRCK, Michele Daiane; CORD, Denise; GONÇALVES, Mônica Duarte da Silva. Proposta de intervenção psicológica a uma adolescente com dificuldades de aprendizagem. Participação, [S. l.], n. 23/24, p. 122–132, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/25121. Acesso em: 12 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.