Sensibilização Ambiental Acerca da Redução do Uso de Sacolas Plásticas no Supermercado Escola, Viçosa, MG
Palavras-chave:
Educação ambiental. Sacolas plásticas. Supermercado. Problemas ambientais.Resumo
A atual sociedade insere-se numa economia do descarte, em que os produtos apresentam baixa durabilidade, destacando- se as sacolas plásticas. Tais sacolas têm alta praticidade, entretanto, trazem vários problemas ambientais como: poluição visual, entupimento de bueiros, malefícios à fauna marinha etc. O projeto intitulado Sacola Legal, desenvolvido no Supermercado Escola, localizado no Campus da Universidade Federal de Viçosa em Viçosa, MG, teve início em 2008, onde fez-se um diagnóstico quanto ao consumo de sacolas plásticas. Em 2009, o projeto trabalhou a sensibilização ambiental, com os funcionários e clientes, visando à racionalização do uso das sacolas plásticas, além de propor medidas alternativas à utilização das mesmas. Dentre as ações realizadas até o momento destacam-se: observação do comportamento dos embaladores e consumidores junto aos caixas do Supermercado Escola; controle no estoque para verifi cação do consumo de sacolas; aplicação de entrevistas aos clientes e funcionários; e formação de comissão. Com a análise das entrevistas pôde-se perceber que 97% dos clientes e 97% dos funcionários acreditam que as sacolas plásticas causam problemas ambientais, dentre outros. Conclui-se através dos resultados obtidos que é necessário trabalhar a Educação Ambiental com os clientes e funcionários.Downloads
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Referências
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Publicado
2011-12-21
Como Citar
SILVA, Leonardo Alves de Oliveira; JACOVINE, Laércio Antônio Gonçalves; SILVA, Claudinei Heleno da; NASCIMENTO, Rosilene Aparecida do; BONTEMPO, Gínia César; SILVA, Fabiano Luis da; RIBEIRO, Sabina Cerruto; EMIDIO, Renata Bressan. Sensibilização Ambiental Acerca da Redução do Uso de Sacolas Plásticas no Supermercado Escola, Viçosa, MG. Participação, [S. l.], n. 15, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24475. Acesso em: 31 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos de desenvolvimento teórico
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