Formação de Professores de Geografia e as Diretrizes Curriculares Nacionais: pensando o professor no contexto da Geografia Escolar

Autores

  • Priscylla Karoline de Menezes Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Formação de Professores de Geografia. Diretrizes Curriculares. Geografia Escolar.

Resumo

O artigo trata de uma pesquisa no campo dos estudos sobre a formação e a atuação de professores de Geografia, que foi desenvolvida a partir de um projeto de extensão. A pesquisa teve como objetivo principal compreender o papel do Currículo no Ensino de Geografia e as alterações ocorridas na formação inicial em função das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) entre os anos de 2002 a 2012 e discutir como ocorre a articulação entre os conhecimentos da Geografia Acadêmica e da Geografia Escolar para o ensino de Geografia. Na metodologia do trabalho de investigação foram empregados procedimentos dos estudos de casos, conforme as abordagens qualitativas da pesquisa educacional, com uma perspectiva histórico-cultural da educação escolar. O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública municipal de Minaçu com a participação de duas professoras da segunda fase do ensino fundamental. Os resultados da pesquisa indicam insuficiência na comunicação entre conhecimentos técnicos e pedagógicos, que resultam em uma desarticulação entre a geografia acadêmica e a geografia escolar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscylla Karoline de Menezes, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Geografia e Professora do curso de Geografia na Universidade Estadual de Goiás - Campus Minaçu.

Referências

CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia: O professor. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 2013.
CAVALCANTI, L.S. O Ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
ESTADO DE GOIÁS, Universidade Estadual de Goiás. Projeto Pedagógico do Curso de Geografia. Minaçu: UEG, 2009.
PIMENTA, S.G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S.G. GHERDIN, E. (Orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 40 jan./abr. 2009.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
SOUZA, R.C.C.R. Formação de professores e paradigmas educacionais: contradições e utopias. In: Poésis e Práxis Formação, profissionalização,
práticas pedagógicas. Goiânia: Editora Kelps, 2014.

Downloads

Publicado

2015-10-08

Como Citar

MENEZES, P. K. de. Formação de Professores de Geografia e as Diretrizes Curriculares Nacionais: pensando o professor no contexto da Geografia Escolar. Participação, [S. l.], n. 27, p. 36–43, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/22261. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico