Desdobramentos de atividades voltadas para a formação de leitores numa escola da educação básica do Distrito Federal por meio de um projeto de extensão

Autores

  • Lucas Moreira Universidade de Brasília
  • Marya Pedroza Universidade de Brasília
  • Luciene Viana Guedes Moreira  SEE/DF

Palavras-chave:

Clube de Leitura, Interdisciplinar, Ensino de Qualidade, Formação Cidadã Plena, Inclusão

Resumo

Neste trabalho, são descritas as principais atividades promovidas durante o período de execução do projeto de extensão Leitureiros ao longo do ano de 2022. Estas iniciativas têm como objetivo principal promover vivências dialógicas e construtivas numa escola da Educação Básica do Distrito Federal. Principalmente, por meio da leitura coletiva de trechos de livros, explorando as várias interpretações que um texto pode oferecer. Os encontros promovidos ocorreram no formato de roda de leitura nas modalidades remota (síncrono) e presencial. Nas semanas que antecediam os eventos, a equipe do projeto promovia atividades formativas na comunidade escolar, no contexto da obra que seria abordada, em conformidade com as componentes curriculares correspondentes. Nesse sentido, a temática do texto selecionado era abordada nas aulas de Língua Portuguesa e Projeto Disciplinar 1 (PD1). A contextualização histórica do autor e da obra foram tratadas nas aulas de História e Geografia. O estímulo à confecção de painéis nas aulas de Artes. Com isso, uma grande parcela dos participantes das atividades formais de discussão coletiva de textos já estava bem apropriada da temática da ação realizada, o que enriquecia ainda mais estes momentos de trocas de saberes. Durante os eventos, os textos são apresentados de maneira a contextualizar a obra e autor. A leitura do texto é realizada de modo exploratório e lúdico, comtemplando as ações desenvolvidas no ambiente escolar. Pode-se evidenciar que as ações de extensão desenvolvidas durante a execução do projeto Leitureiros contribuíram, significativamente, para a obtenção de novos conhecimentos pelos integrantes. Consolidando a leitura coletiva como um campo reflexivo, formativo, afetivo e inclusivo nesta comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M (Volochinov). Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes; 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CANDIDO, A. Direitos Humanos e literatura. Ed. Brasiliense, 1989.

COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

DEX, Decanato de Extensão, PIBEX 2021, Universidade de Brasília, 2021. Disponível em http://dex.unb.br/edital/pibex/category/250-edital-pibex-2021.

ESPING-ANDERSEN, G.; PALIER, B. Los tres grandes retos del Estado del bienestar. Barcelona: Grupo Planeta, 2010.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 44 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

INEP. Brasil no Pisa 2018 – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020.

MOREIRA, L.; VIANA GUEDES MOREIRA, L.; DANASCENO PERPETUO, L. A implementação de um clube de leitura numa escola pública da educação básica do Distrito Federal. Participação, Brasília, Nº 38, P. 32-55, dezembro/2022.

YOUTUBE, Canal Oficial do Projeto Leitureiros, 2021. Disponível em https://www.youtube.com/channel/UCEuOVCJW9v74_zEeR3YjCHA.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

MOREIRA, Lucas; MENDONÇA PEDROZA, Marya Eduarda; VIANA GUEDES MOREIRA , Luciene. Desdobramentos de atividades voltadas para a formação de leitores numa escola da educação básica do Distrito Federal por meio de um projeto de extensão. Participação, [S. l.], v. 1, n. 40, p. 50–72, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/49413. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.