Projeto “Adolescência por Adolescentes” sob o olhar da Psicologia Escolar

Autores

  • Lígia Carvalho Libâneo Universidade de Brasília
  • Áderson Luiz Costa Junior

Palavras-chave:

Psicologia escolar. Adolescência. Extensão universitária e psicodrama.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar interlocuções e articulações construídas a partir do projeto 'Adolescência por Adolescentes' e dos conceitos, compreensões e práticas da Psicologia Escolar adquiridos em disciplina de graduação de mesmo nome. O projeto consiste na realização de oficinas sociodramáticas com alunos do ensino médio da rede pública para discussão da adolescência a partir da perspectiva dos próprios adolescentes e proposição de um espaço de reflexão e crítica. Fundamenta-se no sociodrama moreniano, na extensão universitária freiriana e na perspectiva social, histórica e cultural do desenvolvimento humano com foco na adolescência. Os conhecimentos da Psicologia Escolar enriqueceram a prática da atividade de ensino, pesquisa e extensão que, por sua vez, proporcionou uma apropriação e ressignificação dos conhecimentos construídos na disciplina. Na realização do projeto pode-se compreender a circulação de significados e sentidos sobre a realidade escolar por vários dos atores daquela instituição. E ainda, constatou-se a necessidade de intervenção por um psicólogo escolar junto aos agentes educativos tendo em vista a melhoria da relação professores-alunos-gestores.  

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Biografia do Autor

Lígia Carvalho Libâneo, Universidade de Brasília

Graduanda do curso de Psicologia da UnB e extensionista do projeto.

Áderson Luiz Costa Junior

Professor doutor associado do Instituto de Psicologia da UnB e coordenador do projeto

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Publicado

2012-09-26

Como Citar

LIBÂNEO, Lígia Carvalho; COSTA JUNIOR, Áderson Luiz. Projeto “Adolescência por Adolescentes” sob o olhar da Psicologia Escolar. Participação, [S. l.], n. 20, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/23457. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

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