Projeto “Adolescência por Adolescentes” sob o olhar da Psicologia Escolar
Palavras-chave:
Psicologia escolar. Adolescência. Extensão universitária e psicodrama.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar interlocuções e articulações construídas a partir do projeto 'Adolescência por Adolescentes' e dos conceitos, compreensões e práticas da Psicologia Escolar adquiridos em disciplina de graduação de mesmo nome. O projeto consiste na realização de oficinas sociodramáticas com alunos do ensino médio da rede pública para discussão da adolescência a partir da perspectiva dos próprios adolescentes e proposição de um espaço de reflexão e crítica. Fundamenta-se no sociodrama moreniano, na extensão universitária freiriana e na perspectiva social, histórica e cultural do desenvolvimento humano com foco na adolescência. Os conhecimentos da Psicologia Escolar enriqueceram a prática da atividade de ensino, pesquisa e extensão que, por sua vez, proporcionou uma apropriação e ressignificação dos conhecimentos construídos na disciplina. Na realização do projeto pode-se compreender a circulação de significados e sentidos sobre a realidade escolar por vários dos atores daquela instituição. E ainda, constatou-se a necessidade de intervenção por um psicólogo escolar junto aos agentes educativos tendo em vista a melhoria da relação professores-alunos-gestores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ARAUJO, C. M. M. Psicologia escolar e o desenvolvimento de competências: uma opção para capacitação continuada. Tese de doutorado, Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
BOCK, A. M. B. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência
em questão. Caderno Cedes, v. 24, n. 62, p. 26-43. Campinas, 2004.
BRASIL. Secretaria de Educação Superior-MEC. Programa de Educação Tutorial PET. Manual de Orientações Básicas. Brasília-DF: Secretaria de Educação Superior, 2006.
CARVALHO, Alysson Massote; RODRIGUES, Cristiano Santos; MEDRADO, Kelma Soares. Oficinas em sexualidade humana com
adolescentes. Estudos de Psicologia (Natal/RN), v. 10, n. 7, p. 377-384, 2005.
CARVALHO, Tatiana Oliveira de.; MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Psicologia escolar e orientação profissional: fortalecendo as
convergências. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 11, n. 2, p. 219-228, São Paulo, dezembro 2010.
CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo; TOMASSELO, Fábio; PEREIRA, S. E. N. Oficinas temáticas para adolescentes em medida socioeducativa: construindo um projeto de vida. In: SUDBRACK, M. F. O.; CONCEIÇÃO, M. I. G.; SEIDL, E. M. F.; SILVA, M. T. (Orgs.).
Adolescentes e drogas no contexto da justiça. Brasília: Plano, 2003.
COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000.
CUKIER, Rosa. Sobrevivência Emocional: as dores da infância revividas no drama do adulto. São Paulo: Ágora, 1998.
______. Psicodrama Bipessoal: sua técnica, seu terapeuta e seu paciente. São Paulo: Ágora, 1992.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GUZZO, Raquel Souza Lobo. Formando psicólogos escolares no Brasil: dificuldades e perspectivas. In: WECHSLER, Solange (Org.).
Psicologia escolar: pesquisa, formação e prática. Campinas: Alínea, 1996.
______. Saúde psicológica, sucesso escolar e eficácia da escola: desafios do novo milênio para a psicologia escolar. In: DEL PRETTE, Z. A. P. (Ed.), Psicologia escolar e educacional-saúde e qualidade de vida: explorando fronteiras. Campinas: Alínea, 2001.
______. Escola amordaçada: compromisso do psicólogo com este contexto. In: MARTINEZ, A. M. (Org.). Psicologia escolar e compromisso social: novos discursos, novas práticas. São Paulo: Alínea, 2005.
KUPFER, Maria Cristina Machado. O que toca à /a psicologia escolar. In: MACHADO, A. M.; SOUZA, M. P. (Org.). Psicologia escolar:
em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
LIMA, Elvira Cristina Azevedo Souza. O conhecimento psicológico e suas relações com a educação. Em aberto, ano 9. Brasília: Inep,
1990.
MAHEIRIE, Kátia; URNAU, Lílian Caroline; VAVASSORI, Mariana Barreto; ORLANDI, Renata; BAIERLE, Roberta Ertel. Oficinas sobre
sexualidade com adolescentes: relato de experiência. Psicologia em estudo, v. 10, n. 3, p. 537-542, 2005.
MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. Psicologia escolar: construção e consolidação da identidade
profissional. Campinas- SP: Alínea, 2005.
MARTÍN, Eugênio Garrido. J. L. Moreno: psicologia do encontro. São Paulo: Duas Cidades, 1984.
MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Psicologia Escolar e Educacional: compromissos com a educação brasileira. Psicologia Escolar e
Educacional, v. 13, n. 1, p. 169-177, 2009.
MONTEIRO, Regina Forneaut. Técnicas fundamentais de psicodrama. São Paulo: Brasiliense, 1993.
MORENO, Jacob Levy. Fundamentos do psicodrama. São Paulo: Summus, 1983.
NERY, Maria da Penha. Grupos e Intervenção em Conflitos. São Paulo: Ágora, 2010.
NERY, Maria da Penha; COSTA, Liana Fortunato; CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo. O Sociodrama como método de pesquisa
qualitativa. Paideia, v. 16, n. 35, Ribeirão Preto, 2006.
PATTO, Maria Helena de Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
PENNA-MOREIRA, P. C. B. A psicologia escolar nas Equipes de atendimento/Apoio à Aprendizagem da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Dissertação de mestrado. Brasília: UnB, 2007.
REY, Fernando Gonzalez. Sujeito e Subjetividade. São Paulo: Thomson, 2003.
______. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Thomson, 2005.
SOARES, Sônia Maria; AMARAL, Marta Araújo; SILVA, Líliam Barbosa; SILVA, Patrícia Aparecida Barbosa. Oficinas sobre sexualidade na adolescência: revelando vozes, desvelando olhares de estudantes do Ensino Médio. Escola Ana Nery Rev Enferm, v. 12, n.
3, p. 485-491, Rio de Janeiro, 2008.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BOCK, A. M. B. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência
em questão. Caderno Cedes, v. 24, n. 62, p. 26-43. Campinas, 2004.
BRASIL. Secretaria de Educação Superior-MEC. Programa de Educação Tutorial PET. Manual de Orientações Básicas. Brasília-DF: Secretaria de Educação Superior, 2006.
CARVALHO, Alysson Massote; RODRIGUES, Cristiano Santos; MEDRADO, Kelma Soares. Oficinas em sexualidade humana com
adolescentes. Estudos de Psicologia (Natal/RN), v. 10, n. 7, p. 377-384, 2005.
CARVALHO, Tatiana Oliveira de.; MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Psicologia escolar e orientação profissional: fortalecendo as
convergências. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 11, n. 2, p. 219-228, São Paulo, dezembro 2010.
CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo; TOMASSELO, Fábio; PEREIRA, S. E. N. Oficinas temáticas para adolescentes em medida socioeducativa: construindo um projeto de vida. In: SUDBRACK, M. F. O.; CONCEIÇÃO, M. I. G.; SEIDL, E. M. F.; SILVA, M. T. (Orgs.).
Adolescentes e drogas no contexto da justiça. Brasília: Plano, 2003.
COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000.
CUKIER, Rosa. Sobrevivência Emocional: as dores da infância revividas no drama do adulto. São Paulo: Ágora, 1998.
______. Psicodrama Bipessoal: sua técnica, seu terapeuta e seu paciente. São Paulo: Ágora, 1992.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GUZZO, Raquel Souza Lobo. Formando psicólogos escolares no Brasil: dificuldades e perspectivas. In: WECHSLER, Solange (Org.).
Psicologia escolar: pesquisa, formação e prática. Campinas: Alínea, 1996.
______. Saúde psicológica, sucesso escolar e eficácia da escola: desafios do novo milênio para a psicologia escolar. In: DEL PRETTE, Z. A. P. (Ed.), Psicologia escolar e educacional-saúde e qualidade de vida: explorando fronteiras. Campinas: Alínea, 2001.
______. Escola amordaçada: compromisso do psicólogo com este contexto. In: MARTINEZ, A. M. (Org.). Psicologia escolar e compromisso social: novos discursos, novas práticas. São Paulo: Alínea, 2005.
KUPFER, Maria Cristina Machado. O que toca à /a psicologia escolar. In: MACHADO, A. M.; SOUZA, M. P. (Org.). Psicologia escolar:
em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
LIMA, Elvira Cristina Azevedo Souza. O conhecimento psicológico e suas relações com a educação. Em aberto, ano 9. Brasília: Inep,
1990.
MAHEIRIE, Kátia; URNAU, Lílian Caroline; VAVASSORI, Mariana Barreto; ORLANDI, Renata; BAIERLE, Roberta Ertel. Oficinas sobre
sexualidade com adolescentes: relato de experiência. Psicologia em estudo, v. 10, n. 3, p. 537-542, 2005.
MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. Psicologia escolar: construção e consolidação da identidade
profissional. Campinas- SP: Alínea, 2005.
MARTÍN, Eugênio Garrido. J. L. Moreno: psicologia do encontro. São Paulo: Duas Cidades, 1984.
MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Psicologia Escolar e Educacional: compromissos com a educação brasileira. Psicologia Escolar e
Educacional, v. 13, n. 1, p. 169-177, 2009.
MONTEIRO, Regina Forneaut. Técnicas fundamentais de psicodrama. São Paulo: Brasiliense, 1993.
MORENO, Jacob Levy. Fundamentos do psicodrama. São Paulo: Summus, 1983.
NERY, Maria da Penha. Grupos e Intervenção em Conflitos. São Paulo: Ágora, 2010.
NERY, Maria da Penha; COSTA, Liana Fortunato; CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo. O Sociodrama como método de pesquisa
qualitativa. Paideia, v. 16, n. 35, Ribeirão Preto, 2006.
PATTO, Maria Helena de Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
PENNA-MOREIRA, P. C. B. A psicologia escolar nas Equipes de atendimento/Apoio à Aprendizagem da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Dissertação de mestrado. Brasília: UnB, 2007.
REY, Fernando Gonzalez. Sujeito e Subjetividade. São Paulo: Thomson, 2003.
______. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Thomson, 2005.
SOARES, Sônia Maria; AMARAL, Marta Araújo; SILVA, Líliam Barbosa; SILVA, Patrícia Aparecida Barbosa. Oficinas sobre sexualidade na adolescência: revelando vozes, desvelando olhares de estudantes do Ensino Médio. Escola Ana Nery Rev Enferm, v. 12, n.
3, p. 485-491, Rio de Janeiro, 2008.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Downloads
Publicado
2012-09-26
Como Citar
LIBÂNEO, Lígia Carvalho; COSTA JUNIOR, Áderson Luiz. Projeto “Adolescência por Adolescentes” sob o olhar da Psicologia Escolar. Participação, [S. l.], n. 20, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/23457. Acesso em: 10 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos de desenvolvimento teórico
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.