Formação de Professores de Geografia e as Diretrizes Curriculares Nacionais: pensando o professor no contexto da Geografia Escolar

Autores

  • Priscylla Karoline de Menezes Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Formação de Professores de Geografia. Diretrizes Curriculares. Geografia Escolar.

Resumo

O artigo trata de uma pesquisa no campo dos estudos sobre a formação e a atuação de professores de Geografia, que foi desenvolvida a partir de um projeto de extensão. A pesquisa teve como objetivo principal compreender o papel do Currículo no Ensino de Geografia e as alterações ocorridas na formação inicial em função das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) entre os anos de 2002 a 2012 e discutir como ocorre a articulação entre os conhecimentos da Geografia Acadêmica e da Geografia Escolar para o ensino de Geografia. Na metodologia do trabalho de investigação foram empregados procedimentos dos estudos de casos, conforme as abordagens qualitativas da pesquisa educacional, com uma perspectiva histórico-cultural da educação escolar. O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública municipal de Minaçu com a participação de duas professoras da segunda fase do ensino fundamental. Os resultados da pesquisa indicam insuficiência na comunicação entre conhecimentos técnicos e pedagógicos, que resultam em uma desarticulação entre a geografia acadêmica e a geografia escolar. 

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Biografia do Autor

Priscylla Karoline de Menezes, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Geografia e Professora do curso de Geografia na Universidade Estadual de Goiás - Campus Minaçu.

Referências

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Publicado

2015-10-08

Como Citar

MENEZES, Priscylla Karoline de. Formação de Professores de Geografia e as Diretrizes Curriculares Nacionais: pensando o professor no contexto da Geografia Escolar. Participação, [S. l.], n. 27, p. 36–43, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/22261. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

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