O teatro na escola: resultados de um projeto de extensão em Blumenau-SC
Resumo
Neste artigo, reúno e consolido reflexões esboçadas anteriormente nas comunicações O ensino do teatro nas escolas da rede pública de Blumenau e região: estudo com professores cursistas do PARFOR na FURB, O teatro no cotidiano escolar no Vale do Itajaí: diagnóstico de um projeto de mediação teatral, e O professor em jogo: reflexões sobre um processo de ‘mediação teatral’ ”“ apresentadas, respectivamente, na VII Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) em 2013, VII Congresso da ABRACE em 2012, e VI Reunião Científica da ABRACE em 2011. A pesquisa é decorrente do trabalho de mediação teatral efetivado com professores no Vale do Itajaí, entre 2011 e 2013, com professoras da rede pública de Educação Básica, muitas da Educação Infantil, de Blumenau e região, no âmbito do projeto de extensão universitária O jogo teatral na escola, vinculado ao Programa Institucional Arte na Escola (PIAE). O projeto ofereceu oficinas de jogos teatrais amparadas no trabalho de Spolin, Ryngaert e Boal para formação continuada de professores. Foram aplicados questionários sobre o teatro no cotidiano escolar com os participantes e os dados revelaram, dentre outras coisas, o seguinte: 92% são docentes na Educação Infantil; 57,33% nunca tinham participado de formação em teatro; 24% nunca foram ao Teatro; 69,33% realizam frequentemente trabalhos teatrais na escola em atividades como apresentações em datas comemorativas. Os dados levantados revelam a carência de professores licenciados em Teatro, a inconsistência das atividades teatrais presentes nos planejamentos dos professores, a insuficiência de formação continuada em teatro na região e a baixa frequência dos professores em eventos teatrais. Dentre os resultados alcançados destacamse: diferentes setores da Universidade Regional de Blumenau (FURB) têm-se empenhado na oferta de cursos de formação em teatro e apresentações teatrais voltadas aos professores da Educação Básica; a tentativa de oferta no âmbito do PARFOR; e a reativação da licenciatura em Teatro da FURB.
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