A pedagogia do ciclo da água urbano: formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.10Mots-clés :
Cidades Sensíveis a Águas, Ciclo da Água Urbano, Pedagogia das Águas, Hidroalfabetização, Manual pedagógico do ciclo da água urbanoRésumé
Este trabalho apresenta pedagogias da água para conscientização da importância do ciclo da água urbano que contribuem na construção do “Manual pedagógico do ciclo da água urbano com padrões de infraestrutura ecológica para promover o engajamento social frente à escassez hídrica” inserido no projeto Brasília Sensível à Água. Como fundamentos, adota alguns projetos pedagógicos existentes, relacionados com a promoção de cidades sensíveis à água e os produtos de pesquisas anteriores do projeto Brasília Sensível à Água, que abordaram padrões espaciais e técnicas de infraestrutura ecológica (ProIC 2014/2015, ProIC 2015/2016 e ProIC 2016/2017), atentos à s novas formas de ocupações urbanas ou reabilitação de áreas integradas ao restabelecimento do ciclo da água urbano. Os estudos focam o livro “Água como matriz ecopedagógica: um projeto a muitas mãos” de Catalão e Socorro (2006), a página no Facebook chamada “Água, sua linda”, administrada pela Aliança pela Água, o programa australiano Cidades Sensíveis à Água e o evento ocorrido dentro do FAMA organizado pelo grupo de pesquisa Água e Ambiente Construído - FAU/UnB. Este trabalho obteve o prêmio de Melhor Trabalho na Área de Artes e Humanidades do 24° Congresso de Iniciação Científica da UnB e do 15° Congresso de Iniciação Científica do DF, ambos em 2018.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).