Análise da eficiência de reator anaeróbio com chicanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n28.2020.11

Palavras-chave:

tratamento biológico de esgotos; reator de leito fixo; casca de coco verde

Resumo

Diante do uso incondicional do recurso hídrico para a vida, tomando-se por base os aspectos do aumento do consumo, a diminuição das reservas disponíveis e o crescente aumento da poluição, fica evidente a importância de uma destinação eficiente para os efluentes líquidos domésticos. O sistema de tratamento do presente trabalho operava com efluentes segregados, a água cinza era direcionada para um tanque de equalização e as negras para um reator anaeróbio com chicanas de fluxo vertical com meio suporte, este foi adicionado após 1 ano de partida do sistema. Foram desenvolvidas atividades de monitoramento do sistema durante 5 meses. O reator anaeróbio (em escala real) em estudo possuía chicanas e meio suporte de casca de coco verde, sendo este sistema denominado de Reator Anaeróbio Horizontal com Chicanas (RACH). O reator demonstrou boa remoção de sólidos sedimentáveis, aproximadamente 94%. Quanto à DQO, sua eficiência de remoção ficou próxima a 62%, este resultado é satisfatório para um sistema de tratamento anaeróbio de efluentes com alta concentração de carga orgânica. Logo, o emprego da casca de coco verde como meio suporte e o desempenho do RACH, foi viável e satisfatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelle Maria Pais Silva Rebêlo, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2004), especialização em Engenharia Ambiental (2007), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Federal de Alagoas (2011), MBA em Construções Sustentáveis (2012) e doutorado em Dinâmica do Espaço Habitado pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Atualmente é professora Adjunto e arquiteta e urbanista da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: construções sustentáveis, ferramentas de avaliação.

 

Márcio Gomes Barboza, de Tecnologia ”“ CETEC, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1987), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2002). Ingressou como docente na Universidade Federal de Alagoas-UFAL em 1992, onde atualmente é pesquisador do Laboratório de Reúso de Águas-LRA e Professor Titular Centro de Tecnologia-CTEC. É Presidente do Comitê de Bacias da Região Hidrográfica do Pratagy. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Gestão Ambiental, com ênfase em Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas, atuando principalmente nos seguintes temas: Tratamento Biológico de Águas Residuárias visando o reúso, Qualidade de Água, Sistema de Saneamento Básico e Avaliações de Impactos Ambientais.

Referências

ABREU NETO, M. S. DE; OLIVEIRA, R. A. de. Remoção de Matéria Orgânica, de Nutrientes e de Coliformes no Processo Anaeróbio em Dois Estágios (Reator Compartimentado Seguido de Reator UASB) para o Tratamento de Águas Residuárias de Suinocultura. Revista de Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 29, n.1, 2009.

ABREU, S. B., ZAIAT, M. Desempenho de Reator Anaeróbio-Aeróbio de Leito Fixo no Tratamento de Esgoto Sanitário. Revista de Engenharia Sanitária Ambiental, v.13, n. 2, 2008.

AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION. Standard methods for the examination of water and wastewater. 21 ed., Washington-USA, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, NBR 9648: Estudo de Concepção de Sistemas de Esgoto Sanitário. Rio de Janeiro, 1986.

______ . NBR 7229: Projeto, Construção e Operação de Sistemas de Tanques Sépticos. Rio de Janeiro, 1993.

______ . NBR 13969: Tanques sépticos - Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos ”“ Projeto, construção e operação. Rio de Janeiro, 1997.

______ . NBR 8160. Instalações Prediais de Esgoto Sanitário. Rio de Janeiro, 1999.

BARBOZA, M. G. et al. Desenvolvimento de Reator Anaeróbio Horizontal com Chicanas para tratamento de esgoto sanitário. In.: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 23, 2005, Campo Grande. Campo Grande; Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005.

BRASIL. Conselho Nacional de Meio Ambiente. Resolução Nº 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 mar. 2005.

CAMPOS, J. R. (Coord.). Tratamento de Esgotos Sanitários por Processo Anaeróbio e Disposição Controlada no Solo. Projeto PROSAB. Rio de Janeiro : ABES, 1999.

CRUZ, L. M. de O. et al. Comparação entre o Período de Partida de Dois Filtros Anaeróbios com Leito ce Coco Verde (Cocos Nucifera): Influência do Inoculo. In.: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 25, 2009, Recife: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009.

GALBIATI, A. F. O Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e a Reciclagem. Minas Gerais: 2009.

FIORI, S. et al. Avaliação qualitativa e quantitativa do reúso de águas cinzas em edificações. Revista Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2006.

FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE. Manual de saneamento. 3ª ed., Brasília, Fundação Nacional da Saúde, 2006.

GONÇALVES, R. F. et al (Coord.). Uso Racional da Água em Edificações. Projeto PROSAB. Rio de Janeiro: ABES, 2006.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÃSTICA. Pesquisa Nacional de Saneamento Básico. Rio de Janeiro, 2008.

MAZZOLA, M., ROSTON, D. M., VALENTIM, M. A. A. Projeto de Implantação de um Sistema de Baixo Custo para Tratamento de Águas Residuárias: Reator Anaeróbio Compartimentado Seguido de Leitos Cultivados de Fluxo Vertical. In: Simpósio Ãtalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental ”“ SIBESA, 6, 2002. Vitória: SIBESA, 2002.

MOTA, F. S. B. ; SPERLING, M. Von. (Coord.). Nutrientes de Esgoto Sanitário: Utilização e Remoção. Rio de Janeiro: ABES, 2009.

OLIVEIRA, E. C. M. Desinfecção de Efluentes Sanitários Tratados Através da Radiação Ultravioleta. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

OTTOSON, J.; STENSTR, T. A. Faecal contamination of greywater and associated microbial risks. Water Research Elsevier Science Ltd. 2002.

PINTO, G.A.S. Rotas Tecnológicas para o Aproveitamento da Casca de Coco Verde. EMBRAPA, 2003.

SILVA, G.H.R.; NOUR, E.A.A. Reator compartimentado anaeróbio/aeróbio: sistema de baixo custo para tratamento de esgotos de pequenas comunidades. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 9, n.2, 2005.

SILVA, M. B. Influência do tipo de meio suporte no desempenho de biofiltros aplicados à remoção de H2S do ar atmosférico em sistemas de esgoto sanitário. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental), Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2008.

TELLES, D. D.; COSTA, R. H. P. G. Reúso da água: conceitos, teorias e práticas. 1ª Ed, São Paulo, Editora Blucher, 2007.

VAN HAANDEL, A. C. E LETTINGA, G. Tratamento anaeróbio de esgotos: um manual para regiões de clima quente. Campina Grande, EPGRAF, UFPB, 1999.

Downloads

Publicado

19-11-2020

Como Citar

Pais Silva Rebêlo, M. M., & Gomes Barboza, M. . (2020). Análise da eficiência de reator anaeróbio com chicanas . Paranoá, 13(28). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n28.2020.11

Edição

Seção

Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.