Planejamento sustentável da expansão do extremo sul do campus da Universidade de Brasília

Autores

  • Marta Adriana Bustos Romero
  • Liza Maria Souza de Andrade
  • Alberto Alves de Faria

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n5.2010.15484

Palavras-chave:

Campus sustentável, Infraestrutura verde, Parque cientifico e tecnológico

Resumo

Este trabalho mostra os princípios de sustentabilidade adotados no desenho urbano da expansão do extremo sul do campus da UnB que abrigará o Parque Científico e Tecnológico. Partindo da análise de um conjunto de condicionantes ambientais o núcleo estruturador do desenho foi um fragmento de Cerrado almejando a conectividade entre fragmentos maiores, bem como técnicas de infraestrutura verde visando recuperar a ideia original de implantação de Brasília. Lembramos que o projeto original previa o acondicionamento da ocupação à topografia bem como às linhas de drenagem dentro da bacia do Lago Paranoá, distante do lago, para não comprometer a sustentabilidade hídrica da região. A configuração proposta utiliza técnicas de infraestrutura verde e pequenas praças tratadas bioclimaticamente ao longo dos canais de infiltração para reforçar o sentido de vizinhança, ciclovias, adensamento para diminuir os deslocamentos e localização de tipologias altas nas cotas superiores do terreno para não criar barreriras aos ventos predominantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Adriana Bustos Romero

Arquiteta pela Universidad de Chile e pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1978. Especialização Lato sensu na Escola de Engenharia da USP de São Carlos, 1980. Mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília, 1985. Doutorado em Arquitetura pela Universitat Politecnica de Catalunya, Barcelona, 1993. Pós Doutorado em Landscape Architecture pela Penn State University, 2001.

Downloads

Como Citar

Romero, M. A. B., Andrade, L. M. S. de, & Faria, A. A. de. (2010). Planejamento sustentável da expansão do extremo sul do campus da Universidade de Brasília. Paranoá, 4(5). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n5.2010.15484

Edição

Seção

Projeto e Planejamento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.