“Da realidade ao sonho”: uma tentativa de planejamento participativo do parcelamento do solo para a Ecoagrovila Renascer desenvolvido pelo EMAU/CASAS/FAU/UnB

Autores

  • Liza Maria Souza de Andrade CASAS/FAU/UNB
  • Vânia Raque l Teles Loureiro CASAS/FAU/UNB
  • Caio Frederico Silva CASAS/FAU/UNB
  • Luiz Felipe Machado CASAS/FAU/UNB

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n17.2016.07

Palavras-chave:

Ecoagrovila Renascer, Projeto participativo, Desenho de ecovilas

Resumo

Este trabalho trata do planejamento do parcelamento do solo de forma participativa para a Ecoagrovila Renascer, desenvolvido pelo escritório modelo CASAS no âmbito da disciplina de PEMAU[1]. A demanda surgiu por inciativa do Movimento Rio São Bartolomeu Vivo que trabalha com comunidades na bacia hidrográfica visando a regeneração das margens dos córregos da região, bem como da necessidade de buscar apoio no processo de planejamento junto ao INCRA (portaria nº 321/1997) nos moldes do Projeto de Assentamento Casulo. A tipologia de assentamento trata de garantir um espaço de desenvolvimento compartilhado e descentralizado onde serão exploradas atividades agroecológicas economicamente viáveis e ecologicamente sustentáveis, com atividades agropecuárias e desenvolvimento de comunidades mais justas e conscientes. O objetivo deste artigo é demonstrar o processo de planejamento baseado no conceito de Ecovila e princípios de sustentabilidade para o desenho do lugar com introdução de metodologias participativas, que envolveu estudantes e assentados do Movimento de Apoio à Trabalhadora e ao Trabalhador ”“ MATR. Foram desenvolvidas quatro propostas para 40 e 50 famílias, de 2 a 2,5 hectares por lote, em quatro níveis de realidade distintos ”“ da realidade concreta do assentamento ao sonho comunitário dos moradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEXANDER, Christopher; ISHIKAWA Sara; Murray, SILVERSTEIN; JACOBSON, Max; FIKSDAHL-KING, Ingrid; ANGEL, Shlomo. A Pattern Language. New York: Oxford University Press, 1977.

ALEXANDER, Christopher. Urbanismo y parcipación. Colección Punto y Línea. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 1978.

ANDRADE, Liza Maria Souza de. Agenda verde X Agenda marrom: inexistência de princípios ecológicos para o desenho de assentamentos urbanos. Dissertação (Mestrado) PPG-FAU/UnB. Brasília, 2005.

ANDRADE, Liza Maria Souza de. Conexões dos padrões espaciais dos ecossistemas urbanos. Tese de doutorado PPG-FAU/UnB. Brasília, 2014.

BRASIL, Relatório de Viabilidade Ambiental do Imóvel ”“ RVA. Fazenda salvia gleba 127. Assentamentos rurais: Renascer e Palmares.

HOLANDA, Frederico Borges. Os 10 mandamentos da arquitetura. FRBH.Brasília, 2013.

KOHLSDORF, Maria Elaine. Diretrizes gerais para as disciplinas de projeto de arquitetura e urbanismo. Curso de Arquitetura e Urbanismo - Colegiado das disciplinas de Projeto de Arquitetura E Urbanismo do Centro Universitário UNIEURO. Brasília, 2006.

MOEHLECKE, J. Uma contribuição para o desenvolvimento de assentamentos humanos mais sustentáveis: identificação de padrões urbanos relacionados aos princípios de sustentabilidade. Dissertação (Mestrado em Engenharia) ”“ Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UFRGS, Porto Alegre, 2010.

MOLLISON, Bill; SLAY, R. M..Introdução à Permacultura. Tradução: André Luis Jaeger Soares. Brasília: MA/ SDR/ PNFC, 1998.

NOGUEIRA, Renata Fernandes. A organização sócio-espacial do assentamento Olga Benário. Monografia, Geografia, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2007.

SATTLER, Miguel Aloysio. Habitações de baixo custo mais sustentáveis: a casa Alvorada e o Centro Experimental de tecnologias habitacionais sustentáveis. Porto Alegre: Coleção Habitare, ANTAC, 2007.

PEREIRA, Cloviomar Cararine e PEIXOTO, Marcus. A importância da participação nos métodos de planejamento do desenvolvimento de assentamentos rurais. Sem data e Sem referencia. Disponível em http://www.sober.org.br/palestra/12/11O479.pdf. Acesso em 05 de março de 2015.

Downloads

Publicado

23-02-2017

Como Citar

Andrade, L. M. S. de, Loureiro, V. R. l T., Silva, C. F., & Machado, L. F. (2017). “Da realidade ao sonho”: uma tentativa de planejamento participativo do parcelamento do solo para a Ecoagrovila Renascer desenvolvido pelo EMAU/CASAS/FAU/UnB. Paranoá, 9(17). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n17.2016.07

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.