A informática educativa aplicada à educação especial: o software educativo "Hércules e Jiló"

Autores

  • Amaralina Miranda de Souza

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3173

Palavras-chave:

Informática educativa;, Educação especial;, Deficiência mental;, Software educativo;, Recurso pedagógico;, Hércules e Jiló

Resumo

Trata-se de um ambiente de aprendizagem multimídia de caráter cooperativo, recomendado para alunos com necessidades educacionais especiais em nível de alfabetização por apresentarem deficiência mental. O software denominado "Hércules e Jiló" pretende estimular o aluno mediante múltiplos recursos, buscando a interação entre o virtual e o real, objetivando a alfabetização científica, matemática, lingüística, social e informática. Está baseado em cinco dimensões ”” de conteúdo, didática, cognitiva, lúdica e interativa ”” interdependentes e complementares, que se relacionam de maneira dialética. O mesmo foi concebido para servir de apoio pedagógico ao professor. Baseia-se em princípios cognitivo-construtivista.s e está centrado em uma série de atividades que se dividem em duas categorias: 1 ”” para montar e jogar; 2 ”” interativas e virtuais. As atividades abordam o tema dos seres vivos. Foi. Desenvolvido com profissionais de educação, psicologia, informática e desenho industrial. Foi objeto de tese de doutoramento realizada na UNED/Espanha.   

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Publicado

31.10.2003

Como Citar

Souza, A. M. de. (2003). A informática educativa aplicada à educação especial: o software educativo "Hércules e Jiló". Linhas Crí­ticas, 9(17), 233–248. https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3173