Não Neutralidade da Ciência-Tecnologia: verbalizações necessárias para potencializar a constituição de uma cultura de participação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19701

Palavras-chave:

Ciência-Tecnologia-Sociedade, Educação Científica, Neutralidade da Ciência

Resumo

Neste artigo defendemos que o endosso à concepção de neutralidade da ciência-tecnologia (CT) pode fragilizar a participação da sociedade em processos decisórios sobre temas e problemas reais condicionados pelo desenvolvimento científico-tecnológico. Neste sentido, consideramos importante a verbalização de silenciamentos associados à suposta neutralidade da CT e que envolvem reflexões sobre: à origem, concepção e direcionamento da CT; os conhecimentos mobilizados para a resolução de problemas sociais; e, questões valorativas internalizadas na CT. Diante disso, além de uma discussão sobre a suposta neutralidade da CT, sua relação com o movimento e a educação CTS, apresentamos, por meio da análise da produção da área de ensino de ciências, sinalizações de verbalização desses silenciamentos. Dessas reflexões, destacamos perspectivas e desafios atrelados à verbalização dos silenciamentos e a necessidade de investigações centradas nas potencialidades de práticas educativas para a superação da concepção de neutralidade da CT. Perspectivas essas, no nosso entender, fundamentais para a constituição de uma cultura de participação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suiane Ewerling da Rosa, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Professora na área de Física Geral/Ensino de Física na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), campus Barreiras e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências na Universidade de Brasília (UnB). Desenvolve pesquisas na área de Educação em Ciências/Física, com ênfase em Currículo, Ciência-Tecnologia-Sciedade (CTS), Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS), Abordagem Temática, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

Roseline Beatriz Strieder, Universidade de Brasília

Professora do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB) e orientadora do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências nessa mesma universidade. Desenvolve pesquisas na linha Educação Científica e Cidadania, fundamentadas pelos pressupsotos da Educação Ciência-Tecnologia-Sciedade (CTS) e do educador Paulo Freire.

Referências

Aikenhead, G. S. (2003). STS Education: A Rose by Any Other Name. In R. Cross (ed.), A Vision for Science Education: Responding to the Workof Peter J. Fensham (pp 59-75). New York: Routledge.

Araújo, M. S., & Formenton, R. (2012) Fontes Alternativas de Energia Automotiva no Ensino Médio Profissionalizante: análise de uma proposta contextualizada de ensino de física em um curso técnico. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 5(1), 33-61.

Auler, D. (2002) Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Contexto da Formação de Professores de Ciências. (Tese de Doutorado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Auler, D. (2003) Alfabetização Científica-Tecnológica: Um Novo “Paradigma”? Revista Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, 1(5), 69-83.

Auler, D. (2011) Ciência-Tecnologia-Sociedade: dimensões da não-neutralidade. Santa Maria: Projeto de Pesquisa.

Auler, D., & Delizoicov, D. (2001) Alfabetização Científica-Tecnológica para que? Revista Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, 1(3), 1-13.

Carson, R. (2010) Primavera Silenciosa. São Paulo: Gaia.

Cerezo, J. A. L. (1998) Ciência, Tecnología y Sociedad: el estado de la cuestión em Europa y Estados Unidos. Revista Iberoamericana de Educación, 18, 125-140.

Chassot, A. A. (2004) A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna.

Dagnino, R. (2007) Os Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Abordagem da Análise de Política: Teoria e Prática. Revista Ciência e Ensino. 1(especial), 1-12.

Dagnino, R. (2010a) As trajetórias dos estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade e da política científica e tecnológica na ibero-américa. In R. Dagnino (org.), Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia e Política de Ciência e Tecnologia: Alternativas para uma nova América Latina (pp 17-45). Campina Grande: EDUEPB.

Dagnino, R. P. (2008) Neutralidade da ciência e determinismo tecnológico: um debate sobre a tecnociência. Campinas: Unicamp.

Dagnino, R. P. (2010b) Uma estória sobre Ciência e Tecnologia, ou Começando pela extensão universitária... In R. Dagnino (org.), Estudos sociais da ciência tecnologia e política de ciência e tecnologia: abordagens alternativas para uma nova América Latina (pp 293-324). Campina Grande: EDUEPB.

Dias, R. (2008) Um tributo ao pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS). Revista Espaço Acadêmico, 90, 1-6.

Fabri, F., & Silveira, R. M. C. F. (2013) O Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob a ótica CTS: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos. Investigações em Ensino de Ciências, 18(1), 77-105.

Freire, P. (2005) Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Gall Centa, F., & Muenchen, C. (2016) O Despertar para uma Cultura de Participação no Trabalho com um Tema Gerador. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 9(1), 263-291. doi: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p263

García, M. G., Cerezo, J. A. L., & López, J. L. L. (1996) Ciencia, Tecnologia Y Sociedad: una introducción al estudio social de la Ciência y la tecnología. Madrid: Tecnos.

Herrera, A. O. (1995) Los determinantes sociales de la política científica en AméricaLatina: Política científica explícita y política científica implícita. Redes, Quilmes, 2(5), 117-131.

Japiassu, H. (1975) O mito da neutralidade científica. Rio de Janeiro: Imago.

Lacey, H. (2010) Valores e atividade científica 2. São Paulo: Associação Filosófica Scientia e Studia/Editora 34.

Moraes, R., & Galiazi, M. C. (2011) Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí.

Oliveira, M. B. (2003) Considerações sobre a neutralidade da ciência. Trans/form/ ação, São Paulo, 26(1), 161-172.

Oliveira, M. B. (2008) Neutralidade da ciência, desencantamento do mundo e controle da natureza. ScientiæStudia, São Paulo, 6(1), 97-116.

Pereira, E. M. (2012) Rachel Carson, ciência e coragem. Revista Ciência Hoje. Rio de Janeiro. http://www.cienciahoje.org.br/revista/materia/id/658/n/rachel_carson,_ciencia_e_coragem

Rosa, S. E. (2014) Não Neutralidade da Ciência-Tecnologia: Problematizando Silenciamentos em Práticas Educativas Relacionadas à CTS (Dissertação de mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Rosa, S. E., & Auler, D. (2016) Não Neutralidade da Ciência-Tecnologia: Problematizando Silenciamentos em Práticas Educativas Relacionadas à CTS. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, 9(2),202-231. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p203

Roso, C. C. (2014) A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS (Dissertação de Mestrado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Santos, R. A. (2016) Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia: sinalizações de práticas educativas (Tese de Doutorado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Santos, R. A. A. (2012) Não Neutralidade na Perspectiva Educacional Ciência-Tecnologia-Sociedade (Dissertação de Mestrado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Santos, W. L. P. (2011) Significados da educação científica com enfoque CTS. In W. L. P. Santos, & D. Auler (org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas (pp 21-47). Brasília: Universidade de Brasília.

Strieder, R. (2008) Abordagem CTS e Ensino Médio: Espaços de Articulação (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências). Instituto de Física, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Strieder, R. (2012) Abordagem CTS na Educação Científica no Brasil: Sentidos e Perspectivas. (Tese de Doutorado em Ensino de Ciências). Instituto de Física, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Varsavsky, O. (1976) Por uma política científica nacional. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Von Linsingen, I. (2007) Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, 1(especial), 1 -19.

Zuin, V. G., & Freitas, D. (2007) A Utilização de Temas Controversos: estudo de caso na formação de licenciandos numa abordagem CTSA. Ciência & Ensino, 1 (especial), 1-9.

Downloads

Publicado

11.02.2019

Como Citar

Rosa, S. E. da, & Strieder, R. B. (2019). Não Neutralidade da Ciência-Tecnologia: verbalizações necessárias para potencializar a constituição de uma cultura de participação. Linhas Crí­ticas, 25, e19701. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19701

Edição

Seção

Dossiê: Ciência, Educação e Sociedade