Desafio da avaliação no Curso de Magistério: "ensinar" ou praticar a avaliação?

Autores/as

  • Benigna Maria de Freitas Villas Boas

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2884

Palabras clave:

Avaliação;, Trabalho pedagógico;, Formação de professores

Resumen

Este texto analisa parte dos resultados da pesquisa sobre a avaliação no Curso de Magistério, no Distrito Federal. O objetivo geral da investigação consistiu em analisar o tratamento dado à avaliação escolar no referido curso. Adotaram -se como procedimentos de coleta de dados: entrevista, questionário e análise dos planos de trabalho das disciplinas que tratam da avaliação. O conjunto das informações obtidas indica que a avaliação costuma ser tema trabalhado apenas na disciplina Didática Geral, como último item da programação, por meio de bibliografia limitada, e que não há a intenção de articulação dos "conteúdos" estudados com a maneira pela qual o futuro professor é avaliado nas diversas disciplinas do curso. Além disso, observou-se que o foco da avaliação é predominantemente o aluno, deixando-se de considerar a avaliação do trabalho pedagógico e da atuação de cada profissional da educação.   

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Publicado

2002-10-30

Cómo citar

Boas, B. M. de F. V. (2002). Desafio da avaliação no Curso de Magistério: "ensinar" ou praticar a avaliação?. Linhas Críticas, 7(12), 23–40. https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2884

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