Professores reflexivos: reinventar a práctica a partir da inovação

Autores

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Marisa Fátima Roman Universidad Autónoma del Estado de México
  • Aristeo Santos López Universidad Autónoma del Estado de México

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4104

Palavras-chave:

Professor reflexivo, Prática emancipadora, Inovação

Resumo

A universidade deve encontrar um equilíbrio entre a formação técnica-profissional e a formação humanista-cultural. Em relação ao conceito de formação acadêmica, significa uma profunda revisão da prática acadêmica e pessoal na formação dos professores. O professor deve escolher os caminhos que o conduzam à possibilidade de ser emancipado na construção da sua identidade pessoal e profissional; romper com os paradigmas da regulação e apropriar-se do conceito de inovação no seu cotidiano. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DEWEY, Jonh. The Relations of Theory and Practice. Southern Illinois: University Press, 1977.

FÁVERO, Altair Alberto . Políticas de formação Pedagógica: possibilidades de superar o mal-estar docente. In: Angelo Vitório Cenci; Claudio Almir Dalbosco; Eldon H. Mühl. (Org.). Sobre Filosofia e Educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica. 1 ed. Passo Fundo: UPF, 2009, v. 1, p. 403-419.

FÁVERO, Altair Alberto.; TONIETO, Carina. Educar o educador: reflexões sobre formação docente. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2010.

FOUCAULT, Michel. El Discurso del poder. México: Folios, 1983.

FOUCAULT, Michel. Microfísica del poder. Madrid: La Piqueta, 1991.

FOUCAULT, Michel. Tecnologías del Yo. Barcelona: Paidós, 1995.

FOUCAULT, Michel. Hermenéutica del sujeto. Madrid: Akal, 2005.FREIRE, Paulo. Pedagogía del Oprimido .México: Siglo XXI, 1974.

GIROUX, Henry. Los Profesores como intelectuales hacia una pedagogía crítica del aprendizaje. Barcelona: Ediciones Paidós, 1988.

GRAMSCI, Antonio. Los intelectuales y la organización de la cultura. México: Juan Pablos Editor, 1997.

HELLER, Agnes. Para Mudar a Vida. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.

LAMPERT, Ernani. La Universidad en el siglo XXI: perspectivas y desafíos. In: Revista Galego-Portuguesa de Psicología y Educación, v.2, nº 2. La Coruña, 1998.

LUCARELLI, Elisa. Innovaciones en el Contexto de la Relación Universidad ”“ Sociedad. In: Universidade e Integração no Cone Sul Série Universidade. Brasil: Editora da Universidade, 1992. p. 127-135.

PAZ, Octavio. Ideas y Costumbres II, Obras Completas, tomo 10. México: FCE, 1996.

PUIGGRÓS, Adriana. Imaginación y crisis en la educación latinoamericana. México: Alianza Editorial, 1990.

SANTOS López, Aristeo. Académicos de la Universidad Autónoma del Estado de México: inversión y recuperación de los recursos humanos. México, Toluca: UAEMéx, 2000.

SANTOS López, Aristeo. Erudito Global FEA/USP: experiencia de aplicación a la internacionalización de la educación. México, Toluca: UAEMéx, 2010.

SANTOS, de Sousa Boaventura. O social e o político na transição pós-moderna. In: Revista de cultura e política, vol.31. São Paulo: Editora Cedec, 1993, p. 181-207.

SANTOS, de Sousa Boaventura. Pela mão de Alice. O Social e o político na Pós- Modernidade. Lisboa: Editora Afrontamento, 1994.

SANTOS, de Sousa Boaventura. Um discurso sobre as ciências. Lisboa: Editora Afrontamento, 1995.

SANTOS, de Sousa Boaventura. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, Luiz Heron et al. Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Editora Sulina, 1996.

SANTOS, de Sousa Boaventura. A gramática do tempo. São Paulo: Editora Cortez, 2008.

SANTOS, de Sousa Boaventura. O espelho no mundo. In: Jornaldeletras.pt, sessão Ideias. 12 a 25 de janeiro de 2011. Brasil, Rio Grande do Sul, Passo Fundo, 2011. p. 26-31.

Publicado

02.05.2013

Como Citar

Fávero, A. A., Roman, M. F., & Santos López, A. (2013). Professores reflexivos: reinventar a práctica a partir da inovação. Linhas Crí­ticas, 19(38), 187–205. https://doi.org/10.26512/lc.v19i38.4104

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.