Didactics in graduate courses: research and production

Authors

  • Roberto Valdés Puentes Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Andréa Maturano Longarezi Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3831

Keywords:

Didactics, Fields, Dimensions, Research, Graduate Studies

Abstract

This article analyses the research and productions about didactics developed in Graduate Course programs in the Brazilian state of Minas Gerais, by identifying the dimensions and fields in which they are concentrated. It also qualifies their publications, by classifying and analyzing the vehicles used for their dissemination. The results indicate that: didactics consumes, on average, one third of the research and productions; publications in periodicals represent just over one sixth of the total production; the vehicles for the dissemination of this production are scientifically and academically limited; and there is a high concentration of theoretical studies about professionalization and teacher training, in detriment of inquiries about conditions and modes of intervention, and effective teaching practices.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Roberto Valdés Puentes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor adjunto na área de Didática no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Santa Mônica/MG. Coordenador do GEPEDI ”“ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente. Publicação recente: Panorama da Didática: Ensino, prática e pesquisa (Papirus, 2011 ”“ coautoria com Andréa Maturano Longarezi).

Andréa Maturano Longarezi, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Educação pela UNESP (Campus de Araraquara). Professora adjunta na área de Didática no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Santa Mônica/MG. Coordenadora do GEPEDI ”“ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente e do GEAMA ”“ Grupo de Estudos sobre Aprendizagem na Perspectiva Marxista. Publicação recente: Elementos constituintes e constituidores da formação continuada de professores: contribuições da Teoria da Atividade (Revista Educação e Filosofia, 2011 ”“ coautoria com Patrícia Lopes Jorge Franco).

References

ALVARADO PRADA, Luis Eduardo; LONGAREZI, Andréa Maturano; VIEIRA, Vania Maria de Oliveira.Concepções de Formação de Professores nos Trabalhos da ANPED 2003”“2007. In: REUNIÃO ANUALDA ANPED, 32., 2009, Caxambu. Anais...Caxambu: ANPED, 2009.

ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de (Org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998).Brasília: MEC, 2002. (Série Estado do Conhecimento, n. 6)

______. Tendências da pesquisa e do conhecimento didático no início dos anos 2000. In: EGGERT,Edla et al. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Didática e formação de professores.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 487-499. (v. 1)

______. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação de professores, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 41-56, ago.-dez. 2009.

BITTAR, Marilucia. Pesquisa sobre formação de professores no Brasil e a Pós-graduação emEducação. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 3., 2005, Uberaba. Caderno de Resumos...Uberaba, 2005. p. 801-816.

BRASIL. Capes/Qualis. Documento de Área - Educação. 2009. Disponível em . Acesso em 28 jun. 2010.

BRZEZINSKI, Iria; GARRIDO, Elsa. Análise dos trabalhos do GT Formação de Professores: o que relevam as pesquisas do período 1992”“1998. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 18, p. 82-100, set.-dez. 2001.

CASTANHO, Maria Eugênia. A dimensão intencional do ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro.Lições de Didática. Campinas: Papirus, 2006. p. 35-56.

DAMIS, Olga. Unidade Didática: uma técnica para a organização do ensino e da aprendizagem. In:VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. 2. ed.Campinas: Papirus, 2006. p. 105-136.

GARRIDO, Elsa; BRZEZINSKI, Iria. Os caminhos da pesquisa e da docência na atualidade. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 3., 2005, Uberaba. Caderno de Resumos... Uberaba, 2005. p. 19.

GATTI, Bernadete Angelina. A pesquisa e a Didática. In: EGGERT, Edla et al. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.p. 67-75.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 28. ed. São Paulo: Cortez, 2008a.

______. O campo teórico e profissional da Didática hoje: entre Ãtaca e o campo das sereias. In:EGGERT, Edla et al. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Didática e formação deprofessores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008b. p. 234-252.

LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. Los campos y dimensiones de la didáctica:un estudio a partir de las investigaciones y producciones de la post-graduación en Brasil. In:CONGRESSO INTERNACIONAL UNIVERSIDAD, 7., 2010, Ciudad de La Habana. Anais... Habana:Universidad de La Habana, 2010. p. 163-174. (v. 1)

MARIN, Alda Junqueira. Didática e Pós-Graduação: aproximações a um tema de estudo. In: MARIN,Alda Junqueira; SILVA, Aída Maria Monteiro; SOUZA, Maria Inês Marcondes de (Org.). SituaçõesDidáticas. Araraquara: JM, 2003. p. 15-46.

MELO, Alessandro de; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos da Didática. Curitiba: IBPEX,2008.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Pesquisa em Didática -”“ omovimento recente. In: ______.; ______. (Org). Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.(v. 1)

RAMALHO, Betânia Leite et al. A pesquisa sobre a formação de professores nos Programas de pós-graduação em Educação: o caso do ano 2000. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 25., 2002, Caxambu.Anais... Caxambu: ANPED, 2002.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. As contribuições da Metodologia do Ensino Superior para o desenvolvimento profissional de docentes universitários: questões epistêmicas. In EGGERT, Edla etal. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008a. p. 206-217.

______. et al. Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduação. LinhasCríticas, Brasília, v. 14, n. 26, p. 61-78, jan.-jun. 2008b.

______. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: ______. (Org.).Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008c. p. 267-298.

Published

2012-02-27

How to Cite

Valdés Puentes, R., & Longarezi, A. M. (2012). Didactics in graduate courses: research and production. Linhas Críticas, 17(34), 583–608. https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3831

Issue

Section

Articles

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.