As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3344Keywords:
Tecnologias digitais;, Informática educativa;, Raciocínio lógico;, Piaget;, Seqüência FedathiAbstract
O trabalho analisa modos de utilização da informática educativa para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, recorrendo à s teorias de Piaget e à Seqüência Fedathi, criada por nós e desenvolvida por um grupo de educadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Apresenta formas de usar os computadores, tipos de aplicativos e softwares, listando uma série de atitudes que se deve tomar ao interagir com essas máquinas, necessárias ao desenvolvimento da autonomia, da capacidade de criar e trabalhar com hipóteses. Por outro lado, destacam-se alguns cuidados que o professor, como mediador, deve ter com o uso dos computadores para que os alunos desenvolvam seu raciocínio lógico e sejam capazes de pensar e construir seu próprio conhecimento.
Downloads
References
BORGES NETO, Hermínio. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola.Educação em Debate, Fortaleza, ano 21, v. 1, n. 27, p. 135-138, 1999.
______; SANTANA, José Rogério. A teoria de Fedathi e sua relação com o Intuicionismo e a lógica do desenvolvimento matemático no ensino. XV EPENN ”“ Encontro de Pesquisa Educacional doNorte e Nordeste, 2001. São Luis/MA: UFMA, 2001.
______ et al. A Seqüência de Fedathi como proposta metodológica no ensino-aprendizagem deMatemática e sua aplicação no ensino de retas paralelas. XV EPENN ”“ Encontro de PesquisaEducacional do Norte e Nordeste. São Luis/MA: UFMA, 2001.
DAVIS, Philip; HERSH, Reuben. A experiência matemática. Rio de Janeiro: F. Alves, 1986.
FLAVELL, John H.; MILLER, Patrícia H.; MILLER, Scott A. Desenvolvimento cognitivo. Trad.:Cláudia Dornelles. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.
JOHANNOT, Louis. Le raisonnement mathématique de l ´adolescent. Colection Actualités Pédagogiqueset Psychologiques. Paris: Delachaux et Niestlé, 1947.KLINE, Morris. O fracasso da matemática moderna, São Paulo: Ibrasa, 1976.
PAPERT, Seymour. Logo:computadores e educação. Trad.: José Armando Valente do originalamericano Mindstorms:children, computers and powerful ideas, Basic Books, 1980). 3. ed. SãoPaulo: Brasiliense, 1988.
PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2000.
______. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.
______; INHELDER, Bärbel. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
POLYA, George. A arte de resolver problemas:um novo aspecto do método matemático. Trad.:Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Zelia. Os “estágios” do desenvolvimento da inteligência. ColeçãoMemória da Pedagogia n. 1: Jean Piaget. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto,2005.
STANAT, Donald F.; MCALLISTER, David F. Discrete mathematics in computer science.NewJersey, EUA: Prentice Hall, 1977.
TAILLE, Yves de La. Ensaio sobre o lugar do computador na Educação. São Paulo: Iglu, 1990.
USPENSKY, V. A máquina de Post. Moscou (URSS): Mir, 1985.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).