O ethos na alfabetização de adultos: aonde vai a auto-estima?

Autores

  • Maria Lúcia Barbosa Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v14i27.3478

Palavras-chave:

Alfabetizandos adultos;, Auto-estima;, Ethos;, Face

Resumo

Este trabalho revisa o conceito de auto-estima em alfabetização de adultos com base na noção de face, ou imagem do self, que é pública e se relaciona à expectativa dos indivíduos de serem reconhecidos e autônomos. Em alfabetização de adultos, a auto-estima, entendida na perspectiva das faces, não pode ser vista como algo a ser elevado para satisfazer desejos cuja referência é somente o indivíduo. Impõe-se revisar o conceito considerando a recorrência do seu uso em alfabetização de adultos. Os dados foram coletados em entrevistas áudio-gravadas com sete alfabetizandos, em duas salas de aula do Projeto Brasil Alfabetizado do Município de Recife. As respostas analisadas sugerem o desejo de autonomia dos entrevistados1 em relação às práticas cotidianas da escrita e demonstram que, no processo da alfabetização, as mudanças na esfera das suas identidades ocorrem em meio a conflitos e tensões gerados pelas expectativas pessoais e sociais dos aprendizes.

 

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Biografia do Autor

Maria Lúcia Barbosa, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2000). Mestre em Lingüística pela UFPE (1994). Graduada em Psicologia pela UFPE (1979). Professora Adjunta 1 do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Educação dessa instituição.

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Publicado

28.02.2009

Como Citar

Barbosa, M. L. (2009). O ethos na alfabetização de adultos: aonde vai a auto-estima?. Linhas Crí­ticas, 14(27), 191–208. https://doi.org/10.26512/lc.v14i27.3478

Edição

Seção

Artigos