Atmosfera sonora
experiências de escuta em três shopping centers de Medellín
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28583Palavras-chave:
Corpos, Movimento, Atmosfera sonora, Shopping center, MaterialidadesResumo
O presente artigo é derivado da pesquisa de doutorado intitulada Espaços para estar: o shopping center como artifício para a educação do sensível, a qual coloca em tensão as possibilidades de educação do sensível que acontecem em três shopping centers de Medellín, Colômbia; o estudo se deu através de instâncias de participação sensível e ações performáticas, sustentadas teórica e epistemologicamente a partir da perspectiva da Pesquisa Baseada em Artes, PBA. Um dos eixos do trabalho de investigação dirigiu-se a compreender o universo sonoro que acontece no interior do shopping, como um artifício multiforme que contém vibrações sonoras e atmosferas de silêncio configuradas pela interação entre o desenho arquitetônico dos espaços, as materialidades e as estratégias de marketing. Assim, este artigo centra a atenção na experiência de escuta dos passos no shopping center, percebendo que estes aparecem vinculados a aspirações socioculturais e, silenciados; isto é, educados, em função da cultura de consumo.
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