Crianças e adolescentes e a pobreza multidimensional no Brasil: o sinal de alerta para a fraternidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47415

Palavras-chave:

Pobreza multidimensional, crianças e adolescentes, literacia informacional, fraternidade

Resumo

A pobreza multidimensional enfrentada por crianças e adolescentes é um fenômeno multifacetado, ligado a fatores culturais, sociais, educacionais, econômicos e normativos. A pesquisa está baseada no Estudo do UNICEF, intitulado “As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil”, de 2023. A pesquisa recorre a outras figuras norteadoras: a literacia informacional, para revisar as privações de direitos decorrentes do não acesso à internet na esfera da infância e adolescência e a fraternidade, pela perspectiva cooperacional, dialógica, comunicacional. Adota-se o método dedutivo por meio da revisão bibliográfica, nacional e estrangeira, especialmente documentos do UNICEF. Em conclusão, a pesquisa reafirma a importância dessas categorias, com o propósito de corrigir as privações denunciadas no Estudo do UNICEF, em que 6 a cada 10 crianças no Brasil estão enredadas na pobreza multidimensional.

Biografia do Autor

Geralda Magella de Faria Rosseto, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutorado em Direito pelo PPGD/UFSC. Mestrado em Direito pelo PPGD/UNISINOS. Professora convidada de cursos de graduação e pós-graduação. Advogada com ênfase em curadoria de dados pessoais. Presta mentoria junto ao Instituto Universitário Sophia ALC (América Latina e Caribe). Membro da Rede Universitária para Estudos sobre a Fraternidade (RUEF).  Pesquisadora do NEJUSCA - Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente e do Núcleo de Pesquisa Direito e Fraternidade, vinculados aos Grupos do Diretório de Pesquisa do CNPq. Procuradora Federal da AGU aposentada.

Josiane Rose Petry Veronese, niversidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Professora Titular da Disciplina de Direito da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Doutora e Mestre em Direito pela UFSC, com pós-doutorado pela PUC Serviço Social/RS e em Direito pela UnB. Professora dos Programas de Mestrado e Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Direito-UFSC. Coordenadora do NEJUSCA - Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente e do Núcleo de Pesquisa Direito e Fraternidade, vinculados aos Grupos do Diretório de Pesquisa do CNPq.

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Publicado

31.07.2023

Como Citar

MAGELLA DE FARIA ROSSETO, Geralda; PETRY VERONESE, Josiane Rose. Crianças e adolescentes e a pobreza multidimensional no Brasil: o sinal de alerta para a fraternidade. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 9, n. 2, p. 417–442, 2023. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47415. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/47415. Acesso em: 25 nov. 2024.

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