Cercos e tramas de pedagogia situada: ensino do Direito em campos de várzea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40885

Palavras-chave:

Ensino jurídico; Paulo Freire; bell hooks

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever práticas de experimentação de repertórios para uma pedagogia situada para o ensino-aprendizagem do direito. Nesse sentido, se dividirá em três partes. Primeiro, abordaremos as tensões entre a lógica da aderência e a lógica da presença no ensino jurídico tradicional, por meio de uma estratégia de recuperação da dimensão corpórea de toda atividade educativa. Em seguida, discutiremos como nossas experiências no Labá e no CERCO vão dando forma-conteúdo a outras imaginações pedagógicas, voltadas aos juristas desembarcados, conscientes dos papeis que a posicionalidade exerce no ensino-aprendizagem. Por fim, avançaremos nas pistas para a caracterização da pedagogia situada no campo jurídico, com a discussão sobre as coalizões teórico-práticas e institucionais que as diferentes estratégias dentro e fora da sala aula (ensino, pesquisa e extensão) abrem.

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Publicado

31.01.2022

Como Citar

DE ALMEIDA, Philippe Oliveira; ÁVILA FRANZONI, Júlia. Cercos e tramas de pedagogia situada: ensino do Direito em campos de várzea. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 8, n. 1, p. 249–280, 2022. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40885. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/40885. Acesso em: 31 out. 2024.